Avançar para o conteúdo

Sydney Opera House: a casa das artes na Austrália

O Sydney Opera House é um centro de artes cênicas com diversos espaços de usos distintos na cidade de Sydney. 

Localizado nas margens da Sydney Harbour, é frequentemente considerado um dos edifícios mais famosos e distintos do mundo e uma obra-prima da arquitetura do século 20.

O edifício e seus arredores ocupam todo o Bennelong Point na Sydney Harbour, estando bem próximo ao Sydney Central Business District e o Royal Botanic Gardens, além da famosa Sydney Harbour Bridge.

Por isso, se você está pensando em fazer o seu intercâmbio na Austrália, não deixe de conhecer um pouco mais sobre esse importante cartão postal e centro cultural do país.

Apresentações notáveis

Algumas apresentações se destacam entre as milhares que já aconteceram nos palcos do Sydney Opera House. Algumas das principais incluem discursos do Papa João Paulo II, em 1987 e do líder sul-africano Nelson Mandela, em 1990.

Destacam-se também apresentações musicais como a do cantor canadense Michael Bublé e da banda irlandesa Thin Lizzy. Além de grandes obras teatrais encenadas pela atriz Jacqueline McKenzie.

Até a apresentadora americana Oprah Winfrey já teve a honra de gravar um de seus programas no Sydney Opera House.

Salas de espetáculos e instalações

Dentro do seu complexo, o Sydney Opera House inclui vários locais para apresentações, das mais variadas artes. Conheça os principais:

Sala de Concertos: Com 2.679 lugares, é a sede da Orquestra Sinfônica de Sydney e frequentemente utilizada para diversos outros concertos. É lá que se encontra o Sydney Opera House Grand Organ, o maior órgão mecânico do mundo, com mais de 10.000 tubos.

Joan Sutherland Theatre: Teatro com 1.507 lugares, principal local de apresentações em Sydney da Opera Australia (maior companhia de ópera do país) e do The Australian Ballet (principal companhia australiana de balé clássico). 

Drama Theatre: Teatro vertical com 544 lugares, usado pela Sydney Theatre Company e várias outras companhias de dança e teatro.

Playhouse: Teatro para apresentações de menor porte, com 398 lugares.

Studio: Espaço flexível com 280 assentos permanentes (alguns dos quais podem ser dobrados) e uma capacidade máxima de 400 espectadores, dependendo da configuração.

Sala Utzon: Pequeno espaço multifuncional para festas, eventos corporativos e pequenas produções (como apresentações de música de câmara).

Pátio externo: Espaço ao ar livre com uma ampla gama de opções de configuração, incluindo a possibilidade de utilizar a Escadaria Monumental como assentos de público. Utilizado para uma série de eventos comunitários e grandes apresentações ao ar livre.

Outras áreas também são usadas para apresentações ocasionais. Os locais também podem ser usados ​​para conferências, cerimônias e eventos sociais.

O prédio também abriga um estúdio de gravação, lojas, cafés, restaurantes e bares, incluindo o Opera Bar e o Opera Kitchen. 

Visitas guiadas estão disponíveis, incluindo uma visita frequente aos espaços de espetáculos e uma visita diária aos bastidores que leva os visitantes para áreas normalmente reservadas aos artistas e membros da organização.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o Sydney Opera House? Já quer ir ver tudo isso de perto? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *