Avançar para o conteúdo

Religião na Austrália

A Austrália é bastante diversificada quando o assunto é religião. Justamente por isso, costuma haver um enorme respeito por parte dos cidadãos em relação às escolhas religiosas dos demais. 

Além disso, a própria Constituição Australiana, em sua seção 116, proíbe o governo de estabelecer uma igreja oficial ou interferir na liberdade de crença de quem quer que seja.

Por isso, saiba que, caso você queira fazer um intercâmbio na Austrália, você poderá praticar a sua religião livremente por lá. Então, aproveite e conheça um pouco mais a respeito.

Divisão dos australianos por religião

O Censo realizado na Austrália em 2016 trazia uma pergunta cuja resposta era opcional. Nela se questionava se os respondentes praticavam alguma religião e, em caso afirmativo, qual.

52,2% da população australiana declarou fazer parte de alguma variedade de cristianismo. Essa porcentagem já foi muito mais alta, mas há alguns anos a realidade religiosa vem mudando na Austrália e se tornando mais diversificada.

De acordo com o Censo de 2016 a distribuição religiosa da Austrália é estimada da seguinte maneira:

Nenhuma: 30,1%

Protestantes: 23,1%, divididos em:

Anglicanos: 13,3%

Igreja Unida: 3,7%

Presbiteriana e Reformada: 2,3%

Batista: 1,5%

Pentecostal: 1,1%

Luteranos: 0,7%

Outras denominações: 0,5%

Católicos: 22,6%

Outros cristãos: 4,2%

Muçulmanos: 2,6%

Budistas: 2,4%

Ortodoxos: 2,3%, sendo:

Ortodoxos ocidentais: 2,1%

Ortodoxos orientais: 0,2%

Hindus: 1,9%

Outras: 1,3%

Sikhs: 0,5%

Judeus: 0,4%

Não especificadas: 9,6%

“A Comunidade não fará nenhuma lei para estabelecer qualquer religião, ou para impor qualquer observância religiosa, ou para proibir o livre exercício de qualquer religião, e nenhum teste religioso será exigido como qualificação para qualquer função ou cargo público sob a Comunidade.”

Constituição da Austrália, Seção 116, de 1900.

O crescimento dos não-religiosos

Atualmente, a Austrália é um dos países menos religiosos do mundo desenvolvido. Segundo estudos, a religião não é descrita como uma parte central na vida de muitas pessoas.

Inclusive, de acordo com números do The Christian Science Monitor de 2008, os jovens australianos foram considerados os menos religiosos do mundo. 

O número de pessoas que não professam nenhuma religião vem crescendo ano após ano na Austrália. Em 1986 os que afirmavam não fazer parte de uma religião eram 12,7%. Passaram para 16,6% em 1996, 18,7% em 2006 e 22,3% em 2011.

No Censo de 2016 o número de pessoas não-religiosas ou que não faziam parte de uma religião chegou a 30,1%.

Ainda assim, a convivência entre religiosos das mais diferentes denominações é considerada extremamente pacífica na Austrália, que registra pouquíssimos casos de intolerância religiosa.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre as religiões na Austrália? Já ficou com vontade de fazer o seu intercâmbio? Então, clique aqui e fale com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *