Avançar para o conteúdo

Relações exteriores da Austrália

A Austrália é um país que mantém fortes laços de amizade, vínculos comerciais e cooperações militares com diversos países de todo o planeta.

E as relações exteriores da Austrália são influenciadas por sua posição como nação comercial líder e como doador significativo de ajuda humanitária. 

Sua política externa é guiada por um compromisso com o multilateralismo e o regionalismo, bem como por fortes relações bilaterais com os seus aliados. 

Além disso, suas principais preocupações incluem livre comércio, terrorismo, refugiados, cooperação econômica com a Ásia e estabilidade na Ásia-Pacífico.

Por isso, se você está pensando em fazer um intercâmbio na Austrália, aproveite para conhecer um pouco mais a respeito das relações exteriores australianas.

Acordos e organizações

Nas últimas décadas, as relações exteriores da Austrália foram impulsionadas por uma estreita associação com os Estados Unidos por meio do pacto ANZUS e pelo desejo de desenvolver relações com a Ásia e o Pacífico.

Isso se deu particularmente por meio da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), do Fórum das Ilhas do Pacífico e da Comunidade do Pacífico, da qual a Austrália é um dos membros fundadores.

Nos últimos anos o país buscou vários acordos bilaterais de livre comércio, sendo um deles o Acordo de Livre Comércio Austrália-Estados Unidos, considerado de extrema importância para os australianos.

Além disso, a Austrália mantém outros acordos semelhantes com países como China, Japão, Coreia do Sul, Fiji e Chile, além da Parceria Trans-Pacífico, que envolve 12 países.

Nunca é demais lembrar que a Austrália mantém um relacionamento profundamente integrado com a vizinha Nova Zelândia, com livre mobilidade de cidadãos entre os dois países e acordo de livre comércio. 

Inclusive, Nova Zelândia, Canadá e Reino Unido são os países mais vistos favoravelmente no mundo pelo povo australiano.

Vale ressaltar também que a Austrália é membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Relações entre Austrália e Brasil

Os dois maiores países do hemisfério sul do planeta possuem relações atuais e históricas. 

Ambas as nações são membros do G20, das Nações Unidas e do Grupo de Cairns, que reúne os 19 maiores países exportadores agrícolas do mundo.

As relações diplomáticas entre a Austrália e o Brasil foram estabelecidas em 1945. No ano seguinte, a Austrália abriu um escritório diplomático no Rio de Janeiro, sendo essa sua primeira representação diplomática na América Latina. No mesmo ano, o Brasil abriu um escritório diplomático em Canberra. 

Em 1990, as duas nações criaram o mecanismo de Consultas Políticas Brasil-Austrália, que deu um novo impulso às relações bilaterais.

Recentemente o governo australiano apoiou financeiramente vários projetos no Brasil, incluindo redução da pobreza, promoção de empregos para mulheres ex-presidiárias e assistência em relação à pandemia da COVID-19.

Em 2020, o Brasil era a quinta maior origem de estudantes internacionais que estudavam na Austrália.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre as relações exteriores da Austrália? Quer fazer um intercâmbio por lá? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *