Avançar para o conteúdo

Por que fazer um intercâmbio?

Estudar em outro país, além de ser uma experiência incrível que você levará para a vida toda, é algo que possui inúmeros benefícios.

Por isso, se até hoje ainda não passou pela sua cabeça a possibilidade de fazer um intercâmbio, continue lendo este artigo. 

Vamos lhe apresentar excelentes razões para você considerar essa possibilidade muito em breve.

Estudo do idioma

Se você já estudou algum idioma aqui no Brasil, certamente sabe que pouco adianta estudar algumas horas por dia enquanto no resto do tempo você só pratica o português.

Claro que há pessoas que se saem muito bem no aprendizado de um novo idioma mesmo assim, mas nada é tão eficiente para se aprender uma outra língua do que a possibilidade de ouvir e falar nela 24 horas por dia. E o melhor: com falantes nativos desse idioma.

Justamente por isso, pessoas que fazem intercâmbios costumam ter maior proficiência em outros idiomas, além de possuir uma pronúncia muito melhor e conhecer expressões típicas que não são ensinadas em salas de aula.

Conhecer novos lugares

Embora um intercâmbio não seja uma viagem de turismo, não se pode negar que uma das principais vantagens de se fazer um é a possibilidade de conhecer lugares fantásticos.

Nos momentos em que não estão estudando (nem trabalhando, no caso de alguns), intercambistas aproveitam sua estada no novo país para visitar pontos turísticos, desde os mais famosos até aqueles que só são conhecidos pelos habitantes do local.

Seja como for, não se pode negar que trata-se de uma experiência única e valiosa.

Imersão cultural

Quando falamos sobre outros países, sempre achamos que sabemos muito sobre eles. Afinal, já vimos muitas coisas a respeito daquele lugar em filmes, séries ou livros, não é mesmo?

Pois saiba que não é raro estudantes de intercâmbio se surpreenderem com o quão diferentes as coisas podem ser quando se vive em um país diferente.

Por isso os intercâmbios são uma ótima maneira de aumentar a sua bagagem cultural para além daquilo que se vê na televisão ou na internet.

Mercado de trabalho

A proficiência em um segundo idioma pode ajudar muito na hora de conseguir um bom emprego. Afinal, existe uma boa demanda por trabalhadores bilíngues, mas ainda há no mercado um número abaixo do que as empresas necessitam.

E não é só essa a vantagem. Ter feito um intercâmbio costuma ser considerado um excelente diferencial no currículo pelos recrutadores.

Fazer novos amigos

Todo intercambista cita esse ponto como uma das melhores partes de se fazer um intercâmbio. As amizades que você conquista quando viaja para outro país servem para continuar a troca de experiências por muitos anos.

Além disso, também são uma ótima forma de se praticar o novo idioma que você aprendeu durante o tempo que você passou por lá. Afinal, o contato com falantes nativos é muito bom para manter o idioma sempre muito bem afiado.

Enfim, estes são alguns dos diversos motivos para se fazer um intercâmbio. Caso queira saber mais a respeito ou tenha ficado com alguma dúvida, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *