Avançar para o conteúdo

O transporte público em Sydney

O transporte público em Sydney é operado por uma extensa rede de modais, que incluem ônibus, trens, metrô, veículo leve sobre trilhos (VLT) e balsas.

Além disso, a cidade ainda conta com uma extensa rede de estradas, além de ciclovias e aeroportos.

Graças ao seu excelente sistema de transporte público, Sydney é a capital australiana com maior número de pessoas que o utilizam para se locomover para o trabalho e de volta para casa.

Vale ressaltar ainda que, de acordo com o New South Wales State Plan, o estado possui o maior sistema de transporte público da Austrália.

Por isso, se você está pensando em fazer o seu intercâmbio na Austrália, é uma boa hora para começar a conhecer um pouco mais a respeito do transporte público dessa que é uma das principais cidades do país.

Opal Card

O Opal Card é um sistema de cobrança de tarifas sem contato para serviços de transporte público na área metropolitana de Sydney e na maioria das outras áreas urbanas de New South Wales.

Os Opal Cards são o método padrão de pagamento de tarifas em todo o sistema Opal, sendo aceitos nos trens, ônibus, metrôs, balsas e VLT em qualquer cidade onde o sistema opere.

A rede de transportes

Os serviços de ônibus suburbano representam cerca de metade das viagens de transporte público realizadas na cidade durante a semana.

Das 921.000 viagens de ônibus durante a semana, 554.000 são realizadas pela State Transit Authority, que é uma empresa pública, e o restante por uma série de empresas privadas.

Já os serviços de trens suburbanos dentro de Sydney são fornecidos pela Sydney Trains, em um complexo sistema de linhas ferroviárias integradas, a maioria das quais passando pelo metrô da cidade.

O metrô de Sydney é um sistema de trânsito rápido totalmente automatizado. Atualmente opera com apenas uma linha, que possui 13 estações e 36 km de vias gêmeas, principalmente subterrâneas.

Há ainda o sistema de balsas, que é utilizado tanto para transporte de passageiros quanto para viagens de lazer. A Sydney Ferries opera atualmente em nove rotas, com aproximadamente 14 milhões de passageiros todos os anos.

Estatísticas do Transporte Público de Sydney

O tempo médio que os usuários gastam no transporte público em um dia de semana em viagens como ida e volta do trabalho é de 82 minutos.

31% dos usuários de transporte público viajam por mais de 2 horas todos os dias.

O tempo médio de espera em uma parada ou estação de transporte público é de 13 minutos.

Cerca de 18% dos passageiros esperam mais de 20 minutos em uma estação.

A distância média que os usuários costumam percorrer em uma única viagem com transporte público é de 9 km.

21% dos utilizadores percorrem mais de 12 km em um único sentido.

48,92% do investimento público em transportes é alocado nos trens, enquanto os ônibus recebem 41,24% dos investimentos.

O VLT recebe 4,46% do orçamento. Outros 3,75% vão para o metrô. O sistema de balsas fica com apenas 1,63% do investimento em transporte público.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o sistema de transporte público de Sydney? Já quer fazer o seu intercâmbio por lá? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *