Avançar para o conteúdo

O transporte público de Brisbane

O transporte em Brisbane, capital e maior cidade do estado de Queensland, é feito por meio de rodovias, ferrovias, balsas fluviais, trilhas, ciclovias, vias marítimas e aéreas.

O sistema de transporte público de Brisbane é fornecido por trens, ônibus e balsas.

Uma grande rede de bondes foi descontinuada em 1969. Um sistema menor de trólebus foi fechado ao mesmo tempo, com as rotas em ambos os sistemas sendo substituídas por ônibus, que atualmente é o principal meio de transporte público na cidade.

Por isso, se você está pensando em fazer o seu intercâmbio na Austrália, aproveite para conhecer um pouco mais a respeito do sistema de transporte público de Brisbane.

Transporte ferroviário

A rede Queensland Rail City consiste em 152 estações de trem, ao longo de 11 linhas ferroviárias suburbanas e em toda a área metropolitana.

As linhas que atendem a cidade são:

  • Airport
  • Beenleigh
  • Caboolture
  • Cleveland
  • Doomben
  • Exhibition
  • Ferny Grove
  • Ipswich/Rosewood
  • Redcliffe Peninsula
  • Shorncliffe
  • Springfield

Porém, cabe ressaltar que a cobertura é limitada em muitas áreas, forçando os passageiros a utilizar os ônibus.

A dependência da rede ferroviária em Brisbane é baixa, em comparação com Melbourne e Sydney, especialmente durante os períodos de pico de demanda.

Transporte rodoviário

Brisbane tem uma grande rede dedicada de trânsito rápido de ônibus, que compreende mais de 400 rotas e 10.000 estações.

Os ônibus geralmente operam no horário das 05:00 à meia-noite durante a semana, com alguns serviços 24 horas às sextas e sábados.

Além das rotas de ônibus locais, a maioria das rotas em Brisbane são expressas (CityXpress) e não observam paradas menores. 

Os ônibus em algumas rotas, prefixados com um P, não aceitam dinheiro, apenas passagens pré-compradas ou cartões de viagem.

BUZ (Bus Upgrade Zones) são rotas expressas de alta frequência, pioneiras da Câmara Municipal de Brisbane, que fornecem serviços nos corredores principais pelo menos a cada 15 minutos em qualquer dia da semana, das 6h às 23h.

Durante o horário de pico, os ônibus ‘Rocket’ contornam a maioria das paradas intermediárias, enquanto os ‘Bullets’ não param entre o CBD e seus destinos finais.

Balsas

A RiverCity Ferries opera três serviços de balsa ao longo do Brisbane River: CityCat, CityFerry e CityHopper. 

As balsas de Brisbane, particularmente as CityCats, são muito famosas e consideradas ícones da cidade.

O serviço de balsa de alta velocidade CityCat, popular entre turistas e passageiros, opera serviços ao longo do Brisbane River, entre a University of Queensland e Northshore Hamilton.

O serviço CityFerry opera embarcações menores para rotas transversais populares, enquanto o serviço gratuito CityHopper opera embarcações menores ao longo de uma rota entre North Quay e Sydney Street.

Estatísticas do transporte público de Brisbane

-A quantidade média de tempo que as pessoas gastam no transporte público em Brisbane e South East QLD em um dia de semana é de 68 minutos.

-22,6% dos usuários de transporte público viajam por mais de 2 horas todos os dias. 

-A quantidade média de tempo que as pessoas esperam em uma parada ou estação de transporte público é de 13 minutos.

-A distância média que as pessoas costumam percorrer em uma única viagem com transporte público é de 9 km.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o transporte público de Brisbane? Quer fazer o seu intercâmbio por lá? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *