Avançar para o conteúdo

O transporte público de Adelaide

Com localização central no país, Adelaide forma um centro de transporte estratégico para as rotas leste-oeste e norte-sul. 

A própria cidade possui um sistema de transporte público metropolitano administrado e conhecido como Adelaide Metro.

O Adelaide Metro consiste em um sistema de ônibus contratados (incluindo o O-Bahn Busway), 6 linhas ferroviárias suburbanas (diesel e elétricas) e uma pequena rede de bondes que opera entre o subúrbio interno de Hindmarsh, o centro da cidade e a beira-mar de Glenelg.

Os bondes foram amplamente desmantelados na década de 1950, mas viram um renascimento na década de 2010 com atualizações e extensões.

Por isso, se você pretende fazer um intercâmbio na Austrália, aproveite para conhecer um pouco mais sobre o transporte público de Adelaide, em South Australia.

Ônibus

Historicamente, o transporte rodoviário em Adelaide tem sido comparativamente mais fácil do que muitas outras cidades australianas, por contar com um layout urbano bem definido e amplas estradas de múltiplas pistas desde o início de seu desenvolvimento. 

Adelaide tem sido chamada de “cidade de vinte minutos”, isso porque os passageiros são capazes de viajar da periferia metropolitana para o centro da cidade em vinte minutos ou menos.

O foco do sistema de transporte público de Adelaide é a grande frota de ônibus movidos a diesel e gás natural. A maioria dos serviços termina no centro da cidade ou em um intercâmbio suburbano. 

Os ônibus têm prioridade em muitas estradas e cruzamentos, com faixas exclusivas para ônibus e fases exclusivas para ônibus leves ‘B’ em muitos semáforos.

As rotas de ônibus interestaduais de e para todas as principais cidades australianas se conectam a Adelaide. O principal terminal para linhas de ônibus intra e interestaduais é a Adelaide Central Bus Station.

Transporte ferroviário

Embora a rede ferroviária suburbana de passageiros de Adelaide não sofra os atrasos crônicos que são constantes em outras grandes cidades, ela é comparativamente subdesenvolvida em relação às demais. 

Adelaide é a última capital estadual com uma rede não elétrica, embora possua um programa de transporte de US$ 2 bilhões iniciado em 2008 para reconstruir e eletrificar a rede.

Adelaide é também o ponto médio do serviço de longa distância da Indian Pacific entre Perth e Sydney, bem como o terminal do The Overland para Melbourne e do The Ghan para Alice Springs e Darwin.

Estatísticas do transporte público de Adelaide

-A quantidade média de tempo que as pessoas gastam no transporte público de Adelaide em um dia de semana é de 65 minutos. 

-20,6% dos usuários de transporte público viajam por mais de 2 horas todos os dias. 

-A quantidade média de tempo que as pessoas esperam em uma parada ou estação de transporte público é de 11 minutos

-Cerca de 13,4% dos passageiros esperam mais de 20 minutos em média todos os dias. 

-A distância média que as pessoas costumam percorrer em uma única viagem com transporte público é de 8 km

-Cerca de 15% viajam mais de 12 km em uma única direção.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o transporte público de Adelaide? Quer fazer o seu intercâmbio por lá? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *