Avançar para o conteúdo

Intercâmbio na Austrália: Leis diferentes.

Algumas leis na Austrália são diferentes do que estamos acostumados no Brasil, e saber sobre elas vai te ajudar a não fazer feio durante seu intercâmbio.

Quando saímos de nosso país é muito comum ficarmos surpresos com leis e regras de comportamento diferente das nossas. Por isso, se você está pensando em fazer um intercâmbio na Austrália vai ser bom saber como algumas coisas funcionam por lá. Além da curiosidade, saber algumas diferenças pode te ajudar a evitar multas e até problemas mais graves como prisão.

  • Consumo de bebidas alcoólicas: A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos. Você não encontra esse tipo de bebida em supermercados, apenas em lojas especializadas (Bottle Shop ou Liquor Store). É proibido consumir bebida alcoólica em espaços públicos como parques e praias. Algumas pessoas consomem disfarçadamente, colocando a garrafa em uma sacola de papel, por exemplo, quando vai para uma praia ou para algum lugar ver o pôr do sol, mas se a polícia pegar é multa na certa. É melhor evitar e deixar para consumir apenas nos locais permitidos como bares e restaurantes licenciados ou em casa com os amigos.
  • Bicicleta: A bicicleta é uma excelente opção de transporte na Austrália, principalmente em cidades planas como Gold Coast. Aqui no Brasil as leis de trânsito até valem para bicicletas, mas não existe fiscalização, Na Austrália, a infração das leis gera multa, e há fiscais para multar. As leis são estaduais, então para saber todas as regras você pode consultar o site de cada departamento (Queensland, NSW, Victoria, Tasmania, Northern Territory, Western Australia, South Australia). No geral, é obrigatório o uso de capacete e as bicicletas devem estar equipadas com refletor nos pedais, campainha e luzes na frente e atrás. Deve respeitar a mão de direção e os sinais de trânsito, assim como dar prioridade para os pedestres. Você pode ser multado se andar segurando em um veículo em movimento, ultrapassar semáforo fechado, não dar passagem para pedestre e até por direção perigosa. Há sinalização nos parques e trilhas para saber se é permitido o uso de bicicleta, fique sempre atento antes de entrar naquela trilha linda que os parques costumam ter.
  • Faixa de pedestre: A lei exige que o pedestre atravesse na faixa. Quando há sinal luminoso, espere o verde para atravessar, e quando não houver, a prioridade é do pedestre. Você vai perceber que ao se aproximar da faixa o carro que tiver vindo vai parar. Se você estiver dirigindo, muita atenção com as faixas de pedestre, ou você poderá ter sérios problemas se atropelar alguém em cima da faixa.
  • Vendedor ambulante: Na Austrália não dá pra fazer aquele salgado em casa e vender na rua. Para qualquer tipo de comércio é necessário ter autorização da prefeitura, e atividades feitas sem autorização costumam ser denunciadas pelos próprios moradores locais.
  • Transporte Coletivo: No geral os transportes coletivos são pagos com cartões, parecidos com o Bilhete Único que temos em São Paulo. Você compra o cartão e carrega com o valor que quiser. A diferença é que para pagar você precisa passar o cartão quando entra e quando sai, pois o valor é cobrado de acordo com a distância percorrida.

Existem ainda muitas leis curiosas como não poder usar aspirador de pó após as 22h e outros comportamentos diferentes do que estamos acostumados no Brasil que você terá a oportunidade de aprender durante sua vivência na Austrália.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *