Avançar para o conteúdo

Estude e trabalhe na Austrália

Você quer trabalhar no exterior em um contexto multicultural e dinâmico? Você gosta de desafios difíceis? Bem, você pode fazer isso enquanto é estudante na Austrália. Neste país, você terá ótimas oportunidades tanto para estudar quanto para trabalhar. Assim, leia este artigo que a Like Global preparou para você saber os principais pontos sobre sobre estudar e trabalhar na Austrália.

É possível trabalhar com um visto de estudante?

O visto de estudante para a Austrália permite que você trabalhe no máximo 40 horas a cada 2 semanas durante o período do curso e em período integral no ultimo mês de ferias concedidos no final do curso.

Como conciliar trabalho e estudo?

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo pode ser muito difícil. Para escapar de excessos que possam prejudicar seus estudos, você deve estabelecer claramente quais dias ou horas vai trabalhar. É normal na Austrália que estudantes internacionais tenham um emprego part-time, de meio expediente, ou um trabalho ocasional (irregular e com horas de trabalho não garantidas).

Viver e trabalhar na austrália Primeiro de tudo, você precisa saber que os australianos são um povo multiétnico.

Cerca de um quarto dos australianos nasceram no exterior e outro quarto nasceu na Austrália de pais imigrantes. Além dos aborígines, que moram na ilha há mais de 40.000 anos, e dos europeus, que a colonizam desde o século XVIII, a comunidade da Austrália abriga asiáticos, americanos e africanos. Politicamente, a Austrália é uma monarquia constitucional federal. O chefe de estado é a rainha da Austrália Elizabeth II, representada por um governador geral. O idioma oficial é o inglês. A moeda é o dólar australiano. A capital é Canberra, mas as cidades mais populosas são Sydney, Melbourne, Brisbane  Perth e Adelaide. Em termos de emprego, estima-se que mais de 73% dos australianos entre 15 e 64 anos tenham empregos remunerados. Um número acima da média da OCDE e uma confirmação de que o mercado de trabalho australiano funciona bem.

Como procurar trabalho? Em que área da Austrália você gostaria de trabalhar?

Que trabalho você gostaria de fazer? Antes de iniciar sua pesquisa, é importante ter algumas ideias básicas sobre o tipo de trabalho em que você está interessado para decidir em qual área procurar emprego, se em uma cidade grande, por exemplo, ou em áreas mais periféricas (interessante, por exemplo, para quem deseja fazer um experiência em contato com a natureza). Se você não tem ideias claras, recomendamos que você dê uma olhada no Australian Jobs Report, que é o relatório anual do Ministério do Trabalho. Lá você encontrará todas as informações, nacionais e regionais, relacionadas ao mercado de trabalho: quais são as posições mais procuradas pelos empregadores australianos, em quais áreas do país há maior demanda por trabalho e onde o desemprego é menor.

Sites na Austrália para encontrar emprego

Depois de decidir onde se posicionar, funcional e geograficamente falando, você estará pronto para vasculhar os anúncios de emprego.

Onde procurar trabalho na Austrália?

Oferecemos os 4 principais portais de ofertas de emprego na Austrália. O primeiro é o Australian JobSearch, o portal oficial do governo australiano. No site, você encontra inúmeras ofertas de emprego, atualizadas diariamente, de todo o país. É um site muito simples de consultar, permite pesquisar por palavras-chave, local ou setor de trabalho. Os outros três portais não são gerenciados pelo governo, mas ainda são muito populares no país e existem inúmeros anúncios de emprego disponíveis no mesmo:
  • SEEK é o site número 1 em busca de emprego na Austrália, o mais usado pela equipe local e também é muito simples de consultar.
  • O Adzuna é um mecanismo de busca de emprego, ou seja, permite pesquisar em vários portais com anúncios de emprego e, por esse motivo, oferece inúmeras ideias.
  • CareerOne é outro site que coleta milhares de anúncios.
Uma dica que damos a você é tentar inserir “brasileiro” como uma palavra-chave de pesquisa. Assim, serão mostrados vários anúncios de empresas que procuram funcionários brasileiros. Muitas vezes, eles selecionam chefs brasileiros ou garçons brasileiros, candidatos a bares, cafés, hotéis ou restaurantes brasileiros, lojas que vendem produtos Made in Brazil e procuram fornecedores de origem brasileira, tradutores brasileiros, professores brasileiros. Existem também empresas que procuram estrangeiros, incluindo brasileiros, talvez para empregos ocasionais ou sazonais, por exemplo, no setor agrícola, em fazendas para o cultivo de campos, a coleta de bananas e frutas ou legumes em geral. Outro site útil é o Youth, um portal do governo australiano dedicado a jovens que procuram emprego. Assim como a agencia Like Global, esse site fornece vários guias, informações sobre como entrar no mundo do trabalho, como escrever seu currículo, cursos de treinamento etc. Isso é realmente importante: a primeira coisa a fazer assim que você chegar ao seu destino é solicitar que sua agencia providencie gratuitamente o número de arquivo de imposto on-line, conhecido como TFN (TAX File Number) que é equivalente ao nosso código tributário e sem o qual não é possível trabalhar na Austrália.

Salários e custo de vida

O nível de bem-estar econômico na Austrália está entre os mais altos do mundo. Um funcionário ganha uma média de 4.200 dólares australianos por mês ou cerca de 13.000 reais. Para ter uma ideia, considere uma garrafa de água de 2 Litros custa em média AUD 3, um jantar para dois em um restaurante de nível médio custa AUD 80 (cerca de 254 reias), um ingresso de cinema AUD 17 (cerca de 53 reais) e um pacote de Marlboro AUD 18 (cerca de 57 reais). Para a proteção do bem-estar dos cidadãos, foi criada em 2005 uma comissão permanente com a tarefa de ajustar o salário mínimo federal ao custo de vida, a Comissão de Trabalho Justo. O salário mínimo é o salário mais baixo em que os empregadores não podem cair por lei. Atualmente, o salário mínimo é de AUD 19.49 brutos por uma hora de trabalho (68.22 reais), ou seja, 740.62 AUD brutos (2,592.17 reais) por uma semana de trabalho (38 horas). Dito tudo isso, conte-nos se você esta preparado para estudar e trabalhar na Austrália?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *