Avançar para o conteúdo

Eleições mudam o cenário político da Austrália

O trabalhista Anthony Albanese foi eleito para ser o próximo primeiro-ministro da Austrália, após o atual governo perder mais de uma dúzia de cadeiras no parlamento para trabalhistas e independentes em uma eleição que transformou o cenário político do país.

O novo primeiro-ministro prometeu atuar para combater a crise climática e dar mais voz para as mulheres e os direitos dos povos aborígenes.

“Esta noite o povo australiano votou pela mudança. Estou honrado com esta vitória e estou honrado por ter a oportunidade de servir como o 31º primeiro-ministro da Austrália”, disse Albanese.

Por isso, se você está pensando em fazer o seu intercâmbio na Austrália, saiba o que deve vir por aí com o novo governo.

Anthony Albanese, o novo primeiro-ministro

Nascido em Sydney, Anthony Albanese é o líder do Australian Labor Party desde 2019, sendo membro do Parlamento desde 1996, como representante do distrito de Grayndler.

Já ocupou anteriormente o cargo de vice-primeiro-ministro, além de ministérios nos governos Rudd e Gillard de 2007 a 2013.

Albanese é apenas o quarto líder trabalhista desde a Segunda Guerra Mundial a vencer um primeiro-ministro liberal.

“Quero buscar nosso propósito comum e promover a unidade e não o medo. Otimismo, não medo e divisão”, afirmou o agora primeiro-ministro em sua declaração de vitória. 

A derrota de Scott Morrison

Tão inesperada quanto sua vitória em 2019, foi sua derrocada nas eleições atuais.

Porém, ainda que fosse apontado como franco favorito à reeleição, já havia indícios de que uma reviravolta poderia ocorrer.

Diante de uma preocupação crescente do eleitorado em relação a mudanças climáticas, Scott Morrison, que chegou a debochar do assunto em algumas ocasiões, acabou sendo abandonado por boa parte do eleitorado que o levou à vitória na eleição anterior.

A ascensão dos Verdes

Na esteira do crescimento do interesse da população a respeito das políticas climáticas, os Verdes aproveitaram para ganhar terreno.

Embora ainda sejam poucos no Parlamento, o partido liderado por Adam Bendt pode se orgulhar de ter colocado sua pauta, tão negligenciada, no centro dos debates.

Especialmente no estado de Queensland, os Verdes se beneficiaram da timidez do partido trabalhista em relação às metas de emissões.

Paridade de gênero

Este foi outro assunto que dominou boa parte dos debates na eleição australiana.

A popularidade de Scott Morrison com o eleitorado feminino caiu bastante após diversos escândalos envolvendo seus ministros.

Milhares de mulheres marcharam pelo país pedindo medidas mais fortes para garantir a segurança das mulheres – o que se transformou em demandas por maior igualdade de gênero.

Diante da impossibilidade de Morrison em conseguir se sobressair em duas pautas que vêm ganhando cada vez mais espaço, nem a tradição dos liberais foi suficiente para reconduzir Morrison ao cargo máximo da Austrália.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre as eleições australianas? Já ficou com vontade de fazer o seu intercâmbio por lá? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *