Avançar para o conteúdo

Dicas de intercâmbio para Austrália em 2021

Dicas de intercâmbio para Austrália em 2021
Viajar para a Austrália é uma garantia completa de aprendizado e qualidade de vida. No entanto, você vai precisar de algumas dicas de intercâmbio para Austrália. A razão disso, é que muitas coisas sobre fazer intercâmbio para Austrália pode ser complexo. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas de intercâmbio para Austrália em 2021. Sendo assim, siga conosco para conferir!

1. Tenha claro o seu objetivo

Um dos primeiros elementos para fazer intercâmbio para Austrália é determinar suas metas, pois isso afetará todas as outras opções de viagem, como duração e orçamento.

2. Formação profissional

Existem cursos de curto, médio ou longo prazo, voltados na formação de especialistas no mercado de trabalho.

3. Graduação e pós-graduação

Na Austrália, muitas universidades têm vagas para estudantes internacionais. Um ponto positivo é que muitas universidades também oferecem bolsas de estudo para estudantes estrangeiros para atraí-los.

4. High school (ensino médio)

E bem, para fazer intercâmbio na Austrália durante o ensino médio, os alunos devem ter pelo menos um nível intermediário de inglês ou fazer um curso de inglês de curta duração para adquirir o nível solicitado. Assim, você pode permanecer no país por um semestre entre setembro a fevereiro ou fevereiro a junho ou mesmo por um ano.

5. Cuide da documentação necessária

Não é somente entender como fazer intercâmbio na Austrália, é necessário organizar toda a documentação exigida para que você possa entrar no país e permanecer pelo período acordado. Veja os documentos necessários:
  • Carta de aceitação: para ser capaz de fazer intercâmbio, os brasileiros necessitam de uma carta de aceitação, um documento confirmando que o aluno foi aceito e matriculado em uma instituição australiana.
  • Comprovante de renda: você deve provar que possui renda para permanecer no país durante o intercâmbio. Esse valor deve incluir despesas com passagens aéreas de ida e volta, acomodação, refeições, inscrição, custos de cursos e outros mais elementos.
  • OSHC (seguro saúde obrigatório): você deve apresentar um seguro saúde que tem autorização do governo australiano, por todo o período do seu visto.
  • Exames médicos: obrigatórios para estudantes que desejam cursar mais de 6 meses. Eles são realizados por médicos credenciados pelo próprio consulado da Austrália.
  • Passaporte válido: para entrar na Austrália, seu passaporte deve ser válido por pelo menos 6 meses. Assim, consulte a situação dele e solicite um novo, se necessário;
  • Vínculo para o Brasil: eles precisam ter qualquer tipo de garantia de que você retornará ao seu país de origem. Por exemplo: ter uma família no Brasil, usar uma carta indicando trabalho ou relação acadêmica, ter um negócio aqui e outros mais.
  • Visto: se seu intercâmbio durar menos de 3 meses, você não precisa de um visto de estudante, pode fazer um visto de turista. No entanto, a permissão do visto de estudante permite que você trabalhe, se quiser, enquanto o visto de turista, não tem essa permissão.

6. Passagem Aérea

Entenda que os valores mudam o tempo todo e dependem do seu ponto de partida, é difícil falar sobre preços. Além disso, você dificilmente encontrará passagens diretas entre o Brasil e a Austrália. Por isso, é interessante buscar alternativas de passagens aéreas.

7. Acomodação

Existem várias opções de acomodação na Austrália. E bem, albergues e repúblicas estudantis são geralmente mais baratos. Há também casas de famílias que oferecem diferentes opções do número de refeições incluídas e a acomodação varia de acordo com o número de pessoas que dividem o quarto com você.

8. Alimentação

É interessante considerar sua comida no território australiano. Novamente, isso depende muito do tipo do intercâmbio escolhido. Isso ocorre porque, se você estiver com sua família, gastará menos com comida, enquanto em outras opções, terá que arcar com o custo do supermercado e das refeições externas.

9. Moeda diferente

Você deve obter uma maneira segura de receber fundos estrangeiros no exterior. Um interessante é um Cartão Pré-pago Visa Travel Money. É um cartão de débito pré-pago internacional recarregável. Por meio dele você pode realizar pagamentos, comprar e sacar dinheiro. Para usar o cartão, simplesmente você tem que carregar a moeda local do país no cartão e usar a senha que você recebeu ao comprar o Cartão Pré-pago Visa Travel Money.

10. Seguro- viagem

Boa parte das pessoas olham para o seguro de viagem como elemento secundário, pois já terão o seguro saúde obrigatório para a Austrália, mas o seguro viagem é responsável por lidar com eventos imprevistos menores ou graves, como perda de bagagem e emergência odontológica, que não estão cobertos pelo OSHC (seguro saúde obrigatório para a Austrália). Normalmente, o seguro-viagem só pode ser comprado no Brasil e deve cobrir a data de partida até o seu retorno.

11. Conte com o apoio de uma agência de intercâmbio

Por fim, uma dica final épara fazer um intercâmbio para Austrália é considerar contar com o auxílio de uma agência de intercâmbio para este processo. E bem, a Like Global é uma interessante opção que vai te ajudar durante esta jornada tanto no Brasil quanto na Austrália. E aí, ficou com alguma dúvida sobre este artigo? Deixe seu comentário abaixo. Será um prazer responder!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *