Avançar para o conteúdo

Conhecendo a fauna australiana

Não é surpresa para ninguém dizer que a Austrália possui uma fauna muito rica. E, apesar do canguru ser o animal que sempre nos vem à cabeça quando falamos sobre animais australianos, o país conta com um grande número de outras espécies que você não encontrará em nenhum outro lugar do planeta.

Acredite, não é de poucos animais que estamos falando aqui. Cerca de 83% dos mamíferos, 89% dos répteis, 90% dos peixes, 90% dos insetos e 93% dos anfíbios que vivem na Austrália só existem lá. Um número realmente impressionante, não é mesmo?

Há vários motivos que são apontados como a causa de tantas espécies australianas serem endêmicas. O isolamento do país, a estabilidade tectônica e as poucas mudanças climáticas são algumas das explicações dadas pelos cientistas para isso.

Enfim, se você está planejando fazer um intercâmbio na Austrália em 2021, aproveite para conhecer um pouco mais sobre a fantástica fauna do país.

Mamíferos

Algo que chama um pouco a nossa atenção em relação é que há poucas espécies de mamíferos placentários na Austrália. Em compensação há um número bem grande de marsupiais, que são mamíferos que, ao invés da placenta, se desenvolvem em um marsúpio.

Um dos marsupiais mais conhecidos da Austrália é o diabo-da-Tasmânia. Mas, além dele, também temos outras espécies como o gato-tigre, o possum, o wombat, o lobo-da-Tasmânia e também os tremendamente populares coalas.

Já o animal símbolo do país, o canguru, é um marsupial do gênero macrópode, que compreende cinco espécies. A mais famosa delas é a do canguru-vermelho. Eles são a maior espécie de cangurus, podendo chegar a 1,40m em pé e 2,40m de comprimento, incluindo a cauda.

Entre os mamíferos placentados, o destaque são os morcegos, já que a Austrália abriga 7% de todas as espécies. Também podemos ressaltar as 37 espécies de baleias dentadas, 21 espécies de golfinhos oceânicos e 10 espécies de focas e leões-marinhos. O dugongo também é uma espécie marinha típica da Austrália, infelizmente sob risco de extinção.

Peixes

Mais de 4400 espécies de peixes vivem nas águas australianas, sendo cerca de 90% delas exclusivas da região. Já os tubarões correspondem a 166 espécies.

A maioria das espécies de peixes encontrados na Austrália são de água salgada. Destacam-se aqui as moreias, as barracudas, as mais de 80 espécies de garoupas e os venenosos peixe-pedra, peixe-balão e o peixe-leão vermelho. Aliás, nos mares da Austrália você também encontrará 11 espécies de raias que podem ser mortais para seres humanos.

Apenas 170 das espécies de peixes da Austrália são de água doce. Isso acontece porque o país possui poucos rios. O maior peixe de água doce encontrado por lá é o bacalhau-de-murray ou bacalhau-do-rio-australiano. Outras espécies relevantes são a truta-comum, a truta-das-fontes, a truta arco-íris, o salmão-do-atlântico, o salmão-real, a perca-europeia, a carpa e o peixe-mosquito.

Gostou de conhecer um pouco mais da fauna australiana? Pois ainda há muito para falar sobre o tema. Por isso, clique aqui e leia a segunda parte deste artigo.

Portanto, caso queira saber mais a respeito ou tirar qualquer dúvida, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *