Avançar para o conteúdo

Conhecendo a fauna australiana (parte 2)

Esta é a segunda parte do nosso artigo sobre a fauna australiana. Caso não tenha lido ainda a parte 1, clique aqui para acessá-lo.

Se você já leu a primeira parte, já sabe um pouco mais a respeito dos mamíferos e dos peixes que existem na Austrália. Nela falamos sobre os marsupiais, mamíferos marinhos, peixes de água doce e de água salgada.

Nesta segunda parte, é a vez de falarmos um pouco mais sobre aves, anfíbios, répteis e invertebrados que você poderá encontrar em terras, ares e águas australianas. 

Aves

Na Austrália existem mais de 800 espécies de aves, sendo que cerca de 350 delas são espécies endêmicas da região da Austrália, Nova Guiné e Nova Zelândia, conhecida como Australásia.

É possível encontrar por lá aves não voadoras, como o Emu e o Casuar, duas espécies de aves ratitas. Além de algumas exóticas, como a Kookaburra, cuja voz pode ser ouvida a grandes distâncias e se assemelha muito a gargalhadas humanas.

Os observadores de pássaros costumam se maravilhar muito quando estão na Austrália, principalmente por causa de aves como os Rouxinóis Australianos, Pássaros-lira e as Aves-do-paraíso, que só são encontradas por lá e em Papua Nova Guiné.

Na Austrália há ainda outras espécies mais “comuns”, principalmente originárias da Eurásia, tais como as andorinhas, cotovias, cacatuas, tordos, fuinhas, pássaros-de-sol, pintassilgo-comum, verdilhão, melro-preto e aves de rapina.

Devemos ressaltar também as cerca de 200 espécies de aves marinhas que vivem por lá, incluindo espécies migratórias. A cada ano cerca de dois milhões de aves fazem sua migração até a Austrália. Uma das mais famosas é o pelicano-australiano, facilmente encontrado em praias. Há ainda o pinguim-azul, que é o único pinguim que procria na Austrália.

Anfíbios e répteis

Se você tem medo de rãs, é melhor passar longe da Austrália, já que o país possui uma grande quantidade de espécies de rãs. O maior dos grupos se divide em 120 espécies, de 21 gêneros diferentes. E não é só isso, existem ainda 77 espécies de rãs arbóreas, 18 espécies de selvas tropicais e até algumas muito raras que só são encontradas em Queensland.

Muito famosos mundialmente, os crocodilos também são bastante numerosos por lá, sendo que existem espécies de água doce e também marinhos. Alguns, como crocodilo-de-água-salgada, podem chegar a medir 7 metros de comprimento e pesar mais de uma tonelada.

Talvez você não saiba disso, mas a Austrália é o único lugar no planeta onde as serpentes venenosas existem em número maior do que as não venenosas. E mais: das 200 espécies de serpentes da família Elapidae, 86 são encontradas apenas na fauna australiana.

Aliás, por falar em grandes populações, devemos ressaltar também os lagartos. Existem mais deles na Austrália do que em qualquer outro lugar do planeta. São precisamente 114 espécies, divididas em 18 gêneros só na família dos Gekkonidae. O número total de espécies ultrapassa 700.

Invertebrados

96% das, aproximadamente, 200 mil espécies de animais que existem na Austrália são invertebrados. O principal grupo é o dos insetos, que representa 75% da fauna conhecida do país. 

Estima-se que na Austrália existam cerca de 28.200 espécies de escaravelhos, 20.800 espécies de borboletas, 12.700 espécies de formigas, 7.700 espécies de moscas e mosquitos e 2.800 espécies de gafanhotos e grilos.

Também merecem algum destaque as aranhas, quase sempre retratadas seguindo certos estereótipos sobre a Austrália. Alguns deles, porém, são bem verdadeiros. Das 135 espécies conhecidas no país, há diversas que são extremamente venenosas e suas picadas podem ser fatais para humanos. 

Por fim, a Austrália também conta com uma grande diversidade de invertebrados marinhos, tais como medusas, esponjas, pólipos, holotúrias, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, caracóis, lesmas-do-mar, quítones, chocos, polvos e lulas.

Não se pode negar: a fauna australiana é extremamente rica e diversificada. Há muitas espécies adoráveis e também alguns animais que podem ser muito perigosos.

Caso esteja planejando fazer um intercâmbio na Austrália, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *