Avançar para o conteúdo

Conheça os territórios externos da Austrália

Como uma entidade geográfica e econômica, o território da Austrália vai muito além de suas fronteiras continentais. Os territórios remotos da costa estão localizados ao longo de milhares de quilômetros nos oceanos Pacífico e Índico, estendendo-se da Antártida quase até o Equador.

O tamanho desses territórios varia muito. O maior deles é o Australian Antarctic Territory, com seus cerca de 5,9 milhões de quilômetros quadrados. O menor, que tem apenas 2 quilômetros quadrados, é uma das ilhas que compõem as Ashmore and Cartier Islands.

Por isso, se você está pensando em fazer um intercâmbio na Austrália, aproveite para conhecer um pouco mais a respeito de seus territórios externos.

Ashmore and Cartier Islands

Este território é formado pelas ilhas West, Middle e East do recife de Ashmore e pela ilha Cartier. As ilhas são desabitadas, pequenas, baixas e compostas por coral e areia, além de possuírem bem pouca vegetação.

Sua área total é de 199 quilômetros quadrados e o seu número de habitantes é zero.

Australian Antarctic Territory

A massa rochosa da Antártida possui 7 milhões de quilômetros quadrados com um litoral que se estende por 7.500 quilômetros. Diversos países são donos de partes de seu território, sendo um deles a Austrália.

A parte que cabe à Austrália possui 5.896.500 quilômetros quadrados, fazendo dele seu maior território externo. Atualmente cerca de 60 pessoas vivem na região.

Christmas Island

Esta ilha é o cume de uma montanha submarina. O planalto atinge alturas de até 361 metros e consiste principalmente em calcário e camadas de rocha vulcânica. Ao redor da ilha, há um recife tropical estreito que atinge o fundo do oceano.

Localizada 2.300 quilômetros a noroeste de Perth, a Christmas Island possui 135 quilômetros quadrados, dos quais aproximadamente 60% foram declarados como parques nacionais, e cerca de 2.000 habitantes.

Cocos (Keeling) Islands

Este território é uma série de 27 ilhas de coral formadas por dois grandes atóis situados no Oceano Índico.

As ilhas foram descobertas pelo Capitão William Keeling em 1609, mas não foram habitadas até 1826. Atualmente possuem cerca de 550 habitantes e uma área total de 14 quilômetros quadrados. 

Coral Sea Islands

É um território formado por muitas pequenas ilhas, espalhadas por uma extensa área geográfica que se estende a leste e ao sul da borda externa da Grande Barreira de Coral.

No entanto, as ilhas de coral e areia são bastante pequenas e a área total de todas as ilhas é de apenas sete quilômetros quadrados. Estima-se que menos de 10 pessoas vivam lá atualmente.

Heard and McDonald Islands

Localizadas a 4.100 quilômetros a sudoeste de Perth e a cerca de 1.500 quilômetros ao norte da Antártida, as ilhas são o lar dos únicos vulcões ativos da Austrália.

As atividades vulcânicas mais recentes ocorridas nas ilhas foram nas décadas de 80 e 90. Inclusive, a atividade no grupo das Ilhas McDonald resultou na ilha dobrando de tamanho e aumentando em altitude em cerca de 100 metros. 

Não há habitantes vivendo em nenhuma delas.

Norfolk Island

Situada a nordeste de Sydney, o território da Norfolk Island compreende as ilhas Norfolk, Phillip e Nepean, com uma área total de pouco mais de 37 quilômetros quadrados. 

A maior parte da ilha é um planalto formado por camadas horizontais de basalto. A plataforma em torno de Norfolk e das ilhas vizinhas tem 95 quilômetros de comprimento, de norte a sul, e 35 quilômetros de largura, de leste a oeste.

Cerca de 2.000 pessoas vivem em Norfolk Island atualmente.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre os territórios da Austrália? Já ficou com vontade de fazer seu intercâmbio? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *