Avançar para o conteúdo

Conheça o Observatório de Sydney

O Observatório de Sydney (em inglês, Sydney Observatory) começou a operar em 1858 em uma pequena colina localizada perto do porto de Sydney. 

Ele é mais conhecido por seu envolvimento nas observações do trânsito de Vênus em 1874 e por sua participação no projeto do Catálogo Astrográfico Internacional. 

O Observatório permaneceu em funcionamento para observação científica até 1982, quando passou a ser patrocinado pelo Powerhouse Museum e se tornou um museu de astronomia e também um observatório público.

Por isso, se você pretende fazer um intercâmbio na Austrália, conheça um pouco mais sobre esse ponto turístico de Sydney. Quem sabe você não se anima a fazer uma visita?

História

Um dos primeiros observatórios do local onde hoje se encontra o Sydney Observatory foi estabelecido em 1788 por William Dawes em Dawes Point, no sopé da Colina do Observatório.

Isso ocorreu em meio a uma tentativa malsucedida de observar, em 1790, o retorno de um cometa sugerido pelo astrônomo Edmond Halley (mas não era o famoso o Cometa Halley).

O Observatório de Sydney foi estabelecido por iniciativa do governador Sir William Denison, em 1855. 

Seu objetivo principal era fornecer tempo aos navios no porto de Sydney com uma Bola de Tempo. Por isso, a localização em uma colina central foi escolhida de acordo com essa diretriz. 

O primeiro astrônomo do governo foi o Rev. William Scott, um matemático de Cambridge. Em abril de 1858, o edifício foi concluído o suficiente para que Scott e sua família pudessem se mudar para lá e, em junho do mesmo ano, Scott começaria a fazer observações e lançar regularmente a Bola do Tempo.

Estrutura do Observatório

Entre os instrumentos mais significativos, o Observatório de Sydney possui um refrator de 29 cm, fabricado por Hugo Schroeder, que foi comprado para o trânsito de Vênus em 1874 e reformado recentemente.

Além disso, ainda possui um círculo de trânsito Grubb de 15 cm instalado em 1877, que foi usado para determinar as coordenadas geográficas de Sydney, fornecer tempo e obter posições de estrelas de comparação para a Zona de Sydney do Catálogo Astrográfico Internacional.

Outro instrumento importante é a Bola do Tempo e seu mecanismo datado de 1855, tornando o Observatório de Sydney um dos poucos lugares no mundo com uma bola do tempo em funcionamento operada por seu mecanismo original.

Outros objetos significativos em exibição no Observatório de Sydney incluem um foto-heliógrafo JH Dallmeyer, também adquirido para o trânsito de Vênus em 1874 e que está completo com um revólver fotográfico estilo Janssen – o único de fabricação britânica que ainda existe – e um regulador astronômico de Frodsham. 

Da mesma forma, os instrumentos restantes do Observatório Parramatta também se encontram em exibição. 

Este é provavelmente o grupo mais significativo de instrumentos científicos históricos na Austrália e inclui um círculo de repetição Reichenbach, Utzschneider e Liebherr e um regulador Breguet and Son adquirido pelo estado de Brisbane em 1818.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o Observatório de Sydney? Não vê a hora de fazer seu intercâmbio na Austrália para poder ver tudo isso de perto? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *