Avançar para o conteúdo

Blue Mountains: o patrimônio da natureza

As Blue Mountains são uma região montanhosa e também uma cordilheira, que estão localizadas no estado australiano de New South Wales.

A região faz fronteira com a área metropolitana de Sydney, começando a cerca de 50 quilômetros a oeste do centro da capital estadual.

As Blue Mountains são limitadas pelos rios Nepean e Hawkesbury a leste, o rio Coxs e o lago Burragorang a oeste e sul e os rios Wolgan e Colo ao norte. Essa área compreende ainda um município que também se chama Blue Mountains.

E, se você está pensando em fazer o seu intercâmbio na Austrália muito em breve, não deixe de conhecer um pouco mais sobre essa grande maravilha da natureza.

Patrimônio Mundial 

No dia 29 de novembro de 2000 a região de Blue Mountains se tornou – por decisão unânime – a quarta área de New South Wales a ser listada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

De acordo com a entidade, a região foi escolhida para ser um patrimônio mundial pelo seguinte motivo:

“(…)a vegetação de eucalipto da Austrália é digna de reconhecimento como de valor universal excepcional, devido à sua adaptabilidade e evolução no isolamento pós-Gondwana. O local contém uma representação ampla e equilibrada de habitats de eucalipto de esclerofila úmido e seco, brejos de mallee, bem como pântanos localizados e pastagens. (…) O local hospeda várias espécies de relíquias evolutivas que persistiram em microssítios altamente restritos”.

Fauna

Estima-se que atualmente mais de 400 espécies de animais habitam a região das Blue Mountains.

Entre elas estão diversas espécies raras de mamíferos como o gato-tigre, o coala, o potorous e o planador-de-barriga-amarela. Existem também alguns répteis raros no local, como o swamp-skink. 

Também é possível encontrar os famosos dingos, que são os principais predadores dos cangurus-cinzentos da região.

Atrações turísticas

Three Sisters: bem perto da cidade de Katoomba, as três montanhas estão entre os locais mais fotografados da Austrália.

Katoomba Scenic Railway: é uma ferrovia inclinada agora utilizada para turismo e originalmente parte dos bondes de mineração de Katoomba construídos entre 1878 e 1900.

Galeria e Museu Norman Lindsay: trata-se de uma fazenda na cidade de Faulconbridge, na região das Blue Mountains, localizada dentro da antiga propriedade do renomado artista Norman Lindsay.

Red Hands Cave: próximo a Glenbrook, este local é perfeito para quem quer conhecer um pouco mais da arte aborígene. 

Lennox Bridge: também próxima a Glenbrook, é a ponte em arco de pedra mais antiga da Austrália. Seus 8 km podem ser percorridos a pé pelos aventureiros. 

Lincoln’s Rock: localizado em Wentworth Falls, oferece vistas espetaculares do Jamison Valley e dos cânions do rio Coxs.

Centennial Glen: perto de Blackheath e Mount Piddington, este é o local preferido atualmente para a prática de alpinismo na região. 

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre as Blue Mountains? Já quer ver de perto essa maravilha da natureza? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *