Avançar para o conteúdo

Saiba mais sobre os aborígenes australianos

Se você pretende fazer um intercâmbio na Austrália, é bom conhecer um pouco mais sobre os aborígenes australianos.

Os aborígenes são os habitantes originais do continente australiano e de suas ilhas próximas, como Tasmânia, Ilha Fraser, Ilha Hinchinbrook, Ilhas Tiwi e Groote Eylandt.

Apenas as Ilhas do Estreito de Torres, ao norte de Queensland, não possuíam nativos aborígenes.

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que os aborígenes não são um povo único. Os australianos aborígenes compreendem diversos povos distintos que se desenvolveram em toda a Austrália por mais de 50.000 anos.

Por isso, se você estiver pensando em ir à Austrália, é muito importante conhecer um pouco da história dos aborígenes, pois até hoje sua cultura é bastante valorizada e reverenciada por lá.

Não demonstrar respeito pelos povos aborígenes australianos é algo extremamente mal visto no país. Então, para não cometer algum deslize sem querer, aproveite para saber mais sobre eles.

Quem são os aborígenes australianos

Os povos aborígenes se dispersaram pelo continente australiano ao longo do tempo. Esses povos se expandiram e se diferenciaram em vários grupos distintos, cada um com sua própria língua e cultura.

Até hoje foram identificados mais de 400 povos aborígenes australianos, que se distinguem por nomes que designam suas línguas ancestrais, dialetos ou padrões de fala.

Os aborígenes viviam em três áreas culturais principais: as áreas do Norte, do Sul e do Centro, sendo que as áreas do Norte e do Sul, por possuírem  mais recursos naturais marinhos e florestais, eram mais densamente povoadas do que a área Central.

Principais povos aborígenes

Dentre os principais povos aborígenes podemos destacar alguns, como:

-Os Anangu ao norte de South Australia e partes vizinhas de Western Australia e Northern Territory

-Os Goorie no sudeste de Queensland e algumas partes do norte de New South Wales

-Os Koori (ou Koorie) em New South Wales e Victoria

-Os Murri no sul de Queensland

-Os Nunga ao sul de South Australia

-Os Noongar ao sul de Western Australia

-Os Palawah (ou Pallawah) na Tasmânia

-Os Tiwi nas Ilhas Tiwi

As ‘Gerações Roubadas’

Entre os anos de 1910 e 1970, as políticas governamentais de assimilação na Austrália levaram algo entre 10% e 33% das crianças aborígenes australianas a serem removidas à força de suas casas e levadas para longe de suas famílias. 

Essas crianças ficaram conhecidas como a “Geração Roubada” e foram colocadas em famílias e instituições adotivas, sendo terminantemente proibidas de falar suas línguas nativas e exercer sua cultura. Essas crianças ainda tinham seus nomes mudados constantemente.

Somente em 2008 o então primeiro-ministro australiano Kevin Rudd emitiu um pedido formal de desculpas pelas ações do país em relação aos australianos aborígenes das gerações roubadas. Daquele momento em diante, a Austrália passou a trabalhar para reduzir as disparidades sociais entre os australianos aborígenes e os demais cidadãos australianos.

Somente em 1967 os parlamentares australianos decidiram que as leis federais também se aplicariam aos australianos aborígenes. Por incrível que pareça, a maioria dos aborígenes australianos não tinha cidadania plena ou direitos de voto até o ano de 1965.

E então, gostou de aprender um pouco mais sobre os aborígenes australianos? Ficou com vontade de fazer um intercâmbio para conhecer de perto essa fantástica cultura? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *