Avançar para o conteúdo

Scott Morrison: conheça o Primeiro-ministro da Austrália

Já falamos em outra oportunidade sobre como funciona a política da Austrália. Porém, vale lembrar que o país é independente do Reino Unido desde 1901, mas ainda tem como chefe de estado a Rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, que é representada na hierarquia do governo australiano pelo Governador Geral David Hurley.

No entanto, a rainha inglesa não interfere nos assuntos internos dos australianos. Por isso, a liderança do Poder Executivo no país está a cargo do Primeiro-ministro da Austrália, cargo atualmente ocupado por Scott Morrison

Então, caso você esteja planejando fazer um intercâmbio na Austrália, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a principal figura da política australiana na atualidade.

Quem é Scott Morrison

Scott John Morrison nasceu em Waverley, um subúrbio a leste de Sydney, no estado de New South Wales. Casado e pai de duas filhas, Morrison é apaixonado por rugby e torcedor do Cronulla-Sutherland Sharks. Alguns o chamam por seu apelido ScoMo.

As opiniões políticas de Morrison são consideradas conservadoras. Além disso, ele está alinhado com a corrente de centro-direita do Partido Liberal australiano.

Antes de se dedicar à política, graduou-se em geografia econômica na University of New South Wales. Trabalhou como diretor do Escritório de Turismo e Esporte da Nova Zelândia de 1998 a 2000 e foi diretor administrativo da Tourism Australia de 2004 a 2006. 

Scott Morrison atuou ainda como diretor estadual do New South Wales Liberal Party entre os anos de 2000 e 2004. Ele foi o primeiro eleito para a Câmara dos Representantes na eleição de 2007 para a Divisão de Cook em seu estado.

Também foi Ministro de Imigração e Proteção de Fronteiras, Ministro dos Serviços Sociais e Tesoureiro da Austrália.

Enfim, em agosto de 2018, após vencer a eleição para líder do Partido Liberal, Morrison foi empossado como o 30º Primeiro-ministro da Austrália.

Polêmicas

O mandato de Scott Morrison à frente do governo australiano colecionou algumas polêmicas nesses 3 anos.

Morrison e sua equipe foram duramente criticados pela resposta de seu governo aos enormes incêndios florestais que aconteceram na Austrália em 2019 e 2020.

Durante a pandemia da Covid-19, porém, o governo Morrison recebeu elogios por fazer da Austrália um dos poucos países ocidentais a suprimir o vírus com sucesso até então. 

No entanto, também recebeu críticas por não criar um sistema nacional de quarentena, por falhar em ajudar os australianos retidos no exterior e também por uma implementação lenta da vacinação, que ficou muito abaixo do esperado. O governo também foi acusado de demonstrar favoritismo a alguns estados durante a pandemia.

Em 22 de dezembro de 2020, Morrison recebeu sua única honraria internacional: a condecoração Chief Commander of the Legion of Merit, concedida pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

E aí, gostou de saber mais sobre o Primeiro-ministro da Austrália? Quer fazer um intercâmbio e conhecer a política australiana de perto? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *