Além das diversas semelhanças culturais, Austrália e Nova Zelândia possuem também uma grande relação de amizade, cooperação e tratados bilaterais, conhecida como relação Trans-Tasmânia (em inglês, Trans-Tasman) por causa do mar que separa os dois países.
Ambos compartilham uma herança colonial britânica e fazem parte da Anglosfera mais ampla, além de serem monarquias constitucionais e reinos da Commonwealth. Justamente por isso, os dois têm como Chefe de Estado a Rainha Elizabeth II.
Além disso, é bom lembrar que a Nova Zelândia enviou representantes às convenções constitucionais que levaram à união das seis colônias que deram origem à Austrália, mas optou por não aderir a essa união, mantendo-se como um país independente.
Por isso, se você pretende fazer um intercâmbio na Austrália, conheça um pouco mais da relação bastante próxima que existe entre os dois países.
A amizade entre Austrália e Nova Zelândia e o ANZAC Day
Em 2017, uma grande pesquisa realizada na Austrália pelo Lowy Institute for International Policy mostrou que a Nova Zelândia era considerado o país “melhor amigo” da Austrália, tomando o posto até então ocupado pelos Estados Unidos.
Porém, a história de amizade entre ambos vem de muito antes disso. Um dos principais episódios envolvendo Austrália e Nova Zelândia ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial, quando os soldados de ambos os países formaram o Australian and New Zealand Army Corps (ANZACs).
Batalhando como um único exército, Austrália e a Nova Zelândia viram sua primeira grande ação militar na famosa Batalha de Gallipoli, na qual ambos os países sofreram imensas baixas.
Atualmente, Austrália e Nova Zelândia rememoram o fato todos os anos no dia 25 de abril, conhecido nos dois países como ANZAC Day. Outros países que também participaram da Batalha de Gallipoli, como França, Bélgica, Turquia, Canadá e países menores da Oceania, também relembram a data.
Polêmicas na relação
Até o ano de 2001, os neozelandeses que residiam na Austrália tinham acesso imediato aos benefícios da previdência social australiana, isso fez com que muitos australianos os classificassem como “parasitas”.
Porém, com a mudança na política de imigração da Austrália, os neozelandeses passaram a ser colocados em um visto de categoria especial, classificando-os como residentes temporários. Dessa forma, são necessários dois anos de residência até que eles possam receber auxílios do governo.
Em 2014, outra polêmica de ordem imigratória estremeceu a relação entre os dois países. O governo da Austrália introduziu um “teste de caráter” para facilitar deportações de pessoas que foram presas na Austrália ou que possam representar uma ameaça à segurança nacional.
Em 2018, com mais de 1300 neozelandeses deportados com base na nova lei, sendo mais de 60% deles de etnia maori e das ilhas do Pacífico, autoridades da Nova Zelândia reclamaram fortemente, afirmando que tais medidas prejudicam os “laços históricos de companheirismo” entre os dois países.
Porém, mesmo com esses (e outros) percalços, a relação entre Austrália e Nova Zelândia segue firme e forte, sendo um ótimo exemplo de cooperação entre países vizinhos.
E aí, gostou de saber mais sobre a relação entre Austrália e Nova Zelândia? Quer fazer um intercâmbio para lá? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.