A pandemia fez com que as fronteiras de todo o planeta se fechassem durante um bom período. Porém, se por algum tempo elas estiveram quase que completamente fechadas, já vemos algumas aberturas para certos casos, inclusive turismo.
Por isso, compilamos aqui a situação de algumas das principais fronteiras em 15/12/20.
Fronteiras liberadas
Neste momento, apenas nove países estão com suas fronteiras completamente abertas, inclusive para viagens de turismo. Um desses países é o Brasil.
Outro país com entrada liberada é o México, que exige apenas que se responda a um questionário para identificação de fatores de risco em viajantes.
Na Europa temos Albânia, Sérvia e Macedônia do Norte com suas fronteiras abertas. Nenhum deles está exigindo quarentena ou apresentação de testes negativos.
Essa, aliás, é a mesma condição do Afeganistão, que está com suas fronteiras liberadas desde junho.
Outro país onde já se pode entrar livremente é a Turquia. Porém, o país tem exigido a passagem por uma triagem médica.
O Haiti também está permitindo a entrada de estrangeiros, desde que se submetam a exames médicos e preencham um formulário de declaração de saúde.
A Guiné-Equatorial também reabriu suas fronteiras, mas é necessário apresentar um teste de PCR negativo feito 48 horas antes do desembarque. Caso contrário, é exigido que se faça o teste ao chegar no país.
Casos variados
Na Austrália a entrada segue restrita, tanto para brasileiros quanto para visitantes de qualquer outro país. Estrangeiros com entrada liberada, apenas os que são casados com uma pessoa australiana ou que possuem família residindo na Austrália. A única exceção são os cidadãos da Nova Zelândia, que têm entrada liberada a qualquer momento. Há discussão para afrouxamento.
Os Estados Unidos ainda estão restringindo a entrada de brasileiros. Além disso, qualquer estrangeiro que tenha passado pelo Brasil deve ficar em quarentena por 14 dias antes de poder entrar no país. Há exceções para cidadãos americanos, portadores de Green Card e situações diplomáticas. A boa notícia é que também já se estuda um afrouxamento.
Já na União Europeia, as fronteiras seguem fechadas para quem vem do Brasil. Porém, as regras variam de acordo com cada país. A Espanha, por exemplo, foi o primeiro país a liberar a entrada de brasileiros, desde que apresentem um teste de PCR negativo realizado pelo menos 72 horas antes da chegada ao país, com certificado médico em inglês ou espanhol.
Desde o dia 05/12 os brasileiros já podem voar para a Argentina. Porém, é necessário ter um seguro saúde que cubra todas as despesas com a Covid-19 e também apresentar um atestado médico negativo para coronavírus, emitido 72 horas antes da partida. Quem não cumprir as determinações poderá ter que ficar por 14 dias em quarentena.
No Canadá já há um cronograma definido para a reabertura das fronteiras. Cidadãos americanos poderão entrar no país a partir de 21 de dezembro. Já as pessoas vindas de outros países terão entrada liberada a partir de 21 de janeiro de 2021.
No Reino Unido as fronteiras já estão abertas para cidadãos de vários países, mas o Brasil não está entre eles. Viajantes brasileiros deverão ficar em quarentena durante 14 dias antes de entrar no país.
Para saber mais informações a respeito de um destino específico, consulte o mapa múndi interativo da IATA Travel Centre, que recebe atualizações automáticas sobre as exigências de cada país.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, clique aqui e converse com nossos especialistas. Teremos um enorme prazer em ajudar.