Se você pretende ir para a Austrália, talvez possa acabar precisando de um documento conhecido como National Police Check, ou NPC. Esse documento nada mais é do que o equivalente australiano à Certidão de Antecedentes Criminais que conhecemos aqui no Brasil.
O National Police Check serve para manter registradas todas as informações e registros de ocorrências policiais que você tenha na Austrália. Ou, caso você não tenha uma, servirá para demonstrar que você é uma pessoa de “ficha limpa”.
Este é um documento que pode ser pedido em diversas situações lá na Austrália, como na hora de arrumar um emprego ou mesmo para fins de imigração. Por isso, caso você esteja pensando em fazer um intercâmbio na Austrália, é bom já ir se preparando para solicitar um documento que você talvez precise por lá.
Como obter o National Police Check
O processo de solicitação do Police Check pode ser realizado de duas formas: pelo correio ou pela internet.
Caso prefira fazer sua solicitação através dos correios, basta preencher o formulário de aplicação e enviá-lo junto com os documentos necessários para o escritório da Polícia Federal Australiana.
Para baixar o formulário de aplicação, clique aqui.
A melhor opção, porém, é fazer a solicitação pela internet, já que o processo é mais simples e leva menos tempo.
Para isso, clique aqui e inicie o processo diretamente no site da Polícia Federal Australiana.
Quanto custa o Police Check
A emissão do National Police Check possui três preços diferentes, a depender do que você precisa.
AUD 42,00 por cada solicitação realizada pessoalmente ou via internet sem a necessidade de biometria.
AUD 99,00 por cada solicitação realizada pessoalmente que tenha a necessidade de biometria coletada em local que não seja na Polícia Federal Australiana.
AUD 139,00 por cada solicitação realizada pessoalmente que tenha a necessidade de biometria coletada e processada na Polícia Federal Australiana.
Quais são os documentos necessários
Para fazer a solicitação do seu Police Check, alguns documentos são necessários. No entanto, o sistema utilizado pelos australianos é o de pontuação.
Isso quer dizer que cada documento vale um determinado número de pontos e você poderá entregar qualquer um que achar melhor, contanto que a soma deles totalize pelo menos 100 pontos.
Um bom exemplo é o passaporte brasileiro, que vale 70 pontos. Se você tiver um cartão de crédito ou bancário, poderá somar mais 25 pontos. E assim por diante.
Alguns dos mais comuns são:
-Carteira de motorista australiana: 40 pontos
-Carteirinha de estudante: 40 pontos
-Extrato de conta bancária: 25 pontos
-Contrato de aluguel: 25 pontos
-Conta de água, luz, telefone ou internet: 20 pontos
Para ver a tabela completa, com a pontuação de cada documento, clique aqui.
Enfim, é importante ressaltar que, apesar de parecer bastante complicado à primeira vista, o processo de solicitação do National Police Check é relativamente simples e dificilmente você terá problemas com ele.
E aí, gostou de saber mais sobre o Police Check? Ficou com alguma dúvida sobre o processo? Então, caso queira saber mais a respeito, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.