Planejando ir para a Austrália? Fique sabendo as principais diferenças entre os principais tipos de visto.
Todos os vistos podem ser aplicados no site do departamento de imigração, contudo, é altamente recomendável contratar um serviço de assessoria em vistos especializada que possa te dar todo o suporte.
Visto de turista: Com esse visto você vai ter direito a ficar de três meses a um ano (depende da decisão da imigração) e estudar até 12 semanas. Normalmente, o visto com duração de um ano prevê múltiplas entradas, isto é, você poderá entrar várias vezes no país, mas por um período de até três meses de estadia em cada entrada. Além disso, não é possível trabalhar na Austrália e nem estender o visto a dependentes ou cônjuges.
Visto de estudante: O visto de estudante é necessário para quem deseja estudar na Austrália por 14 semanas ou mais. Além disso, com este visto é possível trabalhar até quarenta horas quinzenais durante o período escolar. Durante as férias o tempo permitido para trabalho é maior.
Também pode-se incluir cônjuges ou filhos dependentes. O parceiro (seja por casamento ou por união estável) também está elegível a estudar por 3 meses se quiser e pode trabalhar. No caso de filhos, lembre-se, ele também deverá frequentar uma escola (que não é gratuita, então leve isso em conta nos gastos).
Working Holiday Visa: Focado em quem quer apenas trabalhar e viajar pela Austrália, esse tipo de visto permite que você trabalhe integralmente durante um ano e, se quiser, você também poderá estudar, mas só até quatro meses. Contudo, o Brasil não está na lista dos países aptos a esse visto. Mas, se você tem dupla cidadania essa é uma ótima oportunidade. Basta checar a relação dos países permitidos. Os requisitos incluem ter entre 18 e 30 anos e comprovar que você pode se manter financeiramente na Austrália.
Existe ainda o Work and Holiday Visa, que é muito semelhante ao Working Holiday Visa – confira aqui as nacionalidades e especificidades.
A lista dos vistos australianos é extensa e esses são somente alguns exemplos. Você pode fazer uma busca a partir do seu passaporte e idade no site da imigração e ver quais estão disponíveis para você. E se precisar de ajuda, conte com a Like Global.
Ah, e lembre-se de tomar a vacina da febre amarela com pelo menos dez dias de antecedência, além de pedir o certificado internacional de vacinação emitido pela Anvisa.