A Oceania possui a menor população e a menor área dentre todos os continentes. Obviamente, quando falamos isso estamos desconsiderando a Antártida e seus cerca de mil habitantes.
Seus 7,6 milhões de km² de área total geram um enorme contraste com os 44,5 milhões de km² da gigantesca Ásia.
Quando os dois continentes são colocados frente a frente em número de habitantes, o contraste se acentua ainda mais: 37 milhões de pessoas vivem na Oceania, contra 4,5 bilhões de asiáticos.
No entanto, o próprio ditado já diz que quantidade não deve ser confundida com qualidade.
Mesmo sendo o ‘irmão caçula’ dos continentes, a Oceania tem muitas coisas boas para mostrar.
Além de suas paisagens exuberantes, você encontrará por lá um povo alegre, animais exóticos e uma cultura riquíssima, que certamente vale a pena conhecer.
Por isso, aproveite para conhecer um pouco mais da Oceania. Quem sabe você não acaba se interessando em fazer um intercâmbio na Austrália?
Países e regiões da Oceania
A Oceania é dividida em 4 grandes regiões: Australásia, Melanésia, Micronésia e Polinésia.
Na região da Australásia estão Austrália e Nova Zelândia. Além disso, essa região abriga também Ashmore and Cartier Islands, Norfolk Island e Coral Sea Islands, todas pertencentes à Austrália.
A Melanésia compreende os estados independentes de Fiji, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão e Vanuatu. Também fazem parte desta região Nova Caledônia, que pertence à França e Papua e West Papua, que fazem parte da Indonésia.
A região da Micronésia é um conjunto de pequenas ilhas, que contam com os Estados Federados da Micronésia, Kiribati, Ilhas Marshall, Nauru e Palau. Além da ilhas de Guam, Wake Island e Ilhas Marianas do Norte, todos pertencentes aos Estados Unidos.
Já a Polinésia é a região com o maior número de estados, embora apenas três sejam independentes: Samoa, Tonga e Tuvalu. Samoa Americana e Havaí pertencem aos Estados Unidos, enquanto a Ilha de Páscoa é parte do Chile. A Polinésia Francesa e a ilha de Wallis and Futuna fazem parte da França. Ilhas Cook, Tokelau e Niue pertencem à Nova Zelândia e as Ilhas Pitcairn são parte do Reino Unido.
Economia da Oceania
Austrália e Nova Zelândia são as únicas nações altamente desenvolvidas na região, embora a economia da Austrália seja – de longe – a maior e mais dominante da região, além de ser uma das maiores do mundo.
O PIB per capita da Austrália é maior do que o do Reino Unido, Canadá, Alemanha e França em termos de paridade de poder de compra.
A grande maioria das pessoas que vivem nas ilhas do Pacífico trabalha na indústria de serviços, que inclui turismo, educação e serviços financeiros.
Os maiores mercados de exportação da Oceania incluem Japão, China, Estados Unidos e Coréia do Sul.
As menores nações do Pacífico dependem do comércio com a Austrália, Nova Zelândia e os Estados Unidos.
O turismo é um dos principais atrativos da região, especialmente em países como Fiji e Vanuatu, que têm nele um de seus motores econômicos.
E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a Oceania? Quer fazer um intercâmbio na Austrália para conhecer tudo isso de perto? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.