Avançar para o conteúdo

O Sistema de Saúde da Austrália

O Sistema de Saúde da Austrália é reconhecido como um dos melhores do mundo, oferecendo assistência médica segura e acessível para todos os australianos. É administrado conjuntamente por todos os níveis do governo australiano: federal, estadual, territorial e local.

Além disso, ele é um dos mais abrangentes do mundo, oferecendo diversos serviços que vão desde saúde geral e preventiva até o tratamento de doenças mais complexas, que podem necessitar de especialistas ou cuidados hospitalares.

O Sistema de Saúde da Austrália engloba duas partes principais: o sistema de saúde público e o sistema de saúde privado. Se você precisar de assistência médica, poderá ter acesso a ela por meio de um dos dois sistemas ou até de uma combinação de ambos.

Por isso, se você está pensando em fazer um intercâmbio na Austrália, é bom já se informar para saber melhor como funciona o sistema de saúde por lá.

Medicare

O Sistema de Saúde da Austrália é financiado principalmente pelo Medicare, o sistema nacional de seguro saúde. Todos os cidadãos australianos e também os residentes permanentes têm pleno acesso ao Medicare, que subsidia até um determinado valor para a maioria dos serviços de saúde. Para cidadãos de baixa renda o subsídio é maior, podendo chegar a 100% em alguns casos.

Cidadãos australianos e residentes permanentes pagam uma taxa anual que varia de 1% a 1,5% do salário, descontada direto da fonte e repassada para o governo. Essa taxa é conhecida como Medicare Levy. 

Vale ressaltar que essa taxa não é cobrada de estudantes internacionais, apenas de cidadãos australianos e residentes permanentes. Portanto, você não pagará por isso sendo estudante de intercâmbio.

A cobertura oferecida pelo Medicare se baseia em uma tabela de preços, conhecida como MBS (Medicare Benefits Schedule). Ela estipula o valor que o governo australiano cobre para cada serviço médico oferecido, dentro de cada uma das especialidades.

Isso quer dizer que, se você precisar de uma consulta médica, talvez pague algo pela consulta ou não. Isso vai depender do médico que fizer o atendimento. Caso ele trabalhe com os valores estipulados na tabela MBS, o Medicare garante o valor indicado. Se o valor da consulta dele for maior, cabe ao paciente pagar a diferença.

Qualquer parte dos custos de saúde que não estejam cobertos pelo Medicare (conhecidos como despesas diretas) devem ser pagos pelo paciente diretamente ao médico ou através de um seguro saúde privado. 

Os serviços de ambulância na Austrália são subsidiados integralmente pelos governos estaduais em Queensland e na Tasmânia. Em New South Wales e Victoria são custeados com base no custo anual de adesão. Idosos podem receber serviços de ambulância gratuitos. Em todos os estados também há a possibilidade de se utilizar um serviço de ambulância privado.

Sistema de saúde para intercambistas

O OSHC (Overseas Student Health Cover) é o seguro de saúde exigido pelo Departamento de Imigração Australiano. Ele é obrigatório para todos os estudantes internacionais que queiram fazer intercâmbio no país com visto de estudos, uma vez que esses alunos não são cobertos pelo Sistema de Saúde da Austrália.

Justamente por isso o Departamento de Imigração exige que os alunos de intercâmbio tenham o Seguro Saúde desde o dia em que chegam ao território australiano até o dia em que voltam para seus países de origem. Por isso o Seguro Saúde é emitido com base no período de validade do visto de estudos.

E então, já sabe tudo que precisa para fazer seu intercâmbio na Austrália sem se preocupar com gastos de saúde? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

1 comentário em “O Sistema de Saúde da Austrália”

  1. ahmmmmmmmm eu achei bem interresante , sobre o sistema de saúde da austrália principalmente eu aprendi muito isso pode me ajudar muito no enem . Até nas redações. aliais tenho um canal muito bom de animações se inscreva lá se quiser né?!?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *