O Remembrance Day (em português, Dia da Memória) é um dia comemorativo observado nos estados membros da Commonwealth desde o final da Primeira Guerra Mundial para homenagear os membros das forças armadas desses países que morreram no cumprimento do dever.
A data também é conhecida como Poppy Day ou “Dia da Papoula” devido à tradição de se usar uma Remembrance Poppy (papoula da memória), que é uma flor artificial utilizada como adereço na ocasião.
Seguindo uma tradição inaugurada pelo Rei George V em 1919, o Remembrance Day também é marcado por lembranças de guerras em muitos países não pertencentes à Comunidade Britânica.
Por isso, se você pretende fazer um intercâmbio na Austrália, conheça um pouco mais sobre essa data tão importante para o povo australiano.
11/11 às 11 horas
Na maioria dos países, o Remembrance Day é comemorado no dia 11 de novembro, para relembrar o fim das hostilidades da Primeira Guerra Mundial.
A data, aliás, não é por acaso. O acordo de cessar-fogo assinado por representantes da Alemanha e da Entente na madrugada daquele mesmo dia previa que as hostilidades terminaram formalmente “às 11 horas do 11º dia do 11º mês” de 1918.
Apesar disso, vale lembrar que a primeira Guerra Mundial terminou oficialmente apenas com a assinatura do Tratado de Versalhes em 28 de junho de 1919.
Ainda assim, a data em que ambos os lados baixaram as armas é que foi a escolhida na maioria dos países para simbolizar o dia de relembrar os combatentes que perderam suas vidas na terrível batalha.
Remembrance Day na Austrália
Todo dia 11 de novembro é respeitado o Remembrance Day na Austrália. Esse dia, no entanto, não é um feriado público, mas um momento em que as pessoas podem prestar seus respeitos aos soldados que morreram em batalha.
É comum que algumas instituições australianas façam um silêncio de dois minutos pontualmente às 11h, para demonstrar suas condolências.
Em algumas localidades, é possível ouvir corneteiros da Australian Defence Force entoando o “Last Post”, em homenagem às vítimas.
Enquanto isso ocorre, a maioria das pessoas paralisa seus afazeres e observa um momento de silêncio enquanto esperam o corneteiro terminar o recital.
No entanto, houve uma época em que a Austrália seguiu o padrão britânico, comemorando a data sempre aos domingos, o chamado Remembrance Sunday.
Apenas em 30 de outubro de 1997 o Remembrance Day voltou oficialmente a ser comemorado na Austrália sempre no dia 11 de novembro, de acordo com a tradição original.
Porém, nas últimas décadas o Remembrance Day acabou sendo eclipsado pelo ANZAC Day como o principal dia de homenagens aos ex-combatentes que perderam suas vidas em guerras. Muito em função do fato do ANZAC Day ser feriado em todos os estados.
De qualquer forma, é bom ressaltar que ambas as datas são consideradas muito importantes para os australianos.
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o Remembrance Day? Ficou com vontade de ir ver de perto? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.