O Mount Augustus (em português, Monte Augustus) está localizado a cerca de 1.000 km ao norte de Perth, no Mount Augustus National Park, no estado de Western Australia.
Trata-se de uma enorme formação rochosa, considerada sagrada pelos aborígenes Wadjari, que a chamam de Burringurrah.
Atualmente é bastante procurado por turistas para trilhas a pé e que desejam explorar a exuberante beleza natural do local.
Por isso, se você pretende fazer um intercâmbio na Austrália, aproveite para conhecer um pouco mais a respeito deste importante monumento da natureza.
História
O explorador Francis Thomas Gregory foi o primeiro a chegar ao topo do Mount Augustus, no dia 3 de junho de 1858, durante sua famosa expedição de 107 dias pela região de Gascoyne.
Após o seu incrível feito, Francis resolveu nomear o pico da montanha em homenagem ao seu irmão, Augustus Charles Gregory (1819 – 1905), que encontrava-se em sua última jornada aventureira pelo estado de Queensland.
No entanto, vale ressaltar que o local já era conhecido há muitos anos pelo povo Wadjari como Burringurrah, que é o nome de um menino morto há milhares de anos após invadir um território vizinho, tentando fugir de um ritual de iniciação à vida adulta.
De acordo com a lenda Wadjari, Burringurrah foi espetado com uma lança e se transformou em uma rocha. Desde então, o local é considerado sagrado pelo seu povo.
Em 1894, o local foi tomado por garimpeiros durante a época que ficou conhecida como a Corrida do Ouro.
Turismo
Atualmente, o Mount Augustus é chamado de “o maior monólito do mundo”, embora faltam evidências científicas que comprovem essa afirmação. No entanto, sabe-se que ele é duas vezes maior que o Uluru, o famoso monólito localizado em Northern Territory.
Todos os anos, turistas de diversos lugares da Austrália – e até mesmo estrangeiros – vão ao Mount Augustus para praticar trilhas.
A subida até o topo da montanha pode durar entre 4 e 8 horas (considerando ida e volta) através das duas trilhas principais.
Porém, existem ainda diversas outras trilhas a serem exploradas no local, embora não seja aconselhável caminhar por elas sem a orientação de guias especializados.
Para frequentar o local, aliás, é preciso seguir as regras estabelecidas pelos Wadjari.
Mount Augustus National Park
O Mount Augustus National Park é uma das diversas áreas de proteção ambiental localizadas em Western Australia.
O parque foi estabelecido em 1989 e possui hoje cerca de 91,35 quilômetros quadrados, com vegetação na maior parte do seu território.
Se você quiser apreciar o nascer ou o pôr do sol, há um mirante que garante uma vista deslumbrante do parque.
E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre o Mount Augustus? Ficou com vontade de ver isso tudo de perto? Então, clique aqui e converse com os nossos especialistas. Será um prazer ajudar.