Avançar para o conteúdo

Melbourne: um dos melhores lugares do mundo para se viver

Quando se chega a Melbourne não restam dúvidas de que se está em um lugar com uma qualidade de vida excepcional. E isso não é por acaso. A capital do estado de Victoria possui níveis extremamente altos de avanço em áreas como educação, entretenimento, saúde, turismo e esportes e pesquisa e desenvolvimento.

Justamente por causa de tamanha prosperidade, Melbourne já foi classificada como uma das cidades mais habitáveis do planeta pela EIU e como a melhor cidade do mundo para se viver pela The Economist. Definitivamente, não há muitos lugares que possam ostentar este título, não é?

Tudo isso ainda não te convenceu? Pois então, saiba também que Melbourne já foi considerada a 5ª cidade mais segura do mundo. Portanto, se você estiver pensando em fazer um intercâmbio na Austrália, este pode ser um ótimo destino para você.

Pontos turísticos de Melbourne

Um dos lugares mais legais para se visitar na cidade é o Melbourne Museum. Lá você encontrará um riquíssimo acervo sobre ciência, tecnologia, sociedade e humanidades.

Nos seis teatros do Arts Centre Melbourne você poderá assistir a shows, apresentações teatrais e vários tipos de performances artísticas e culturais. Vale a pena conhecer.

Porém, caso seu interesse seja passar algum tempo admirando belas obras de arte, recomendamos a National Gallery of Victoria, também conhecida como NGV. Lá você poderá apreciar diversas peças de arte australianas e também européias.  

Prefere fazer compras ou comer algo? Não tem problema. Dirija-se ao Southgate Arts & Tourist Complex, que conta com diversas lojas, cafés e restaurantes, além de uma maravilhosa vista da cidade.

Transporte

O sistema de transporte público de Melbourne é conhecido como The Met e conta com ônibus, bondes e trens operando diariamente. Para utilizar qualquer um dos modais, basta adquirir um Myki Card, que é um cartão pré-pago que você pode comprar em qualquer loja por 6 dólares australianos. Basta colocar créditos no seu Myki Card que eles serão debitados conforme o uso.

Para se locomover no centro de Melbourne há ainda a possibilidade de você utilizar os bondes circulares dentro da Free Tram Zone, que são gratuitos. Aliás, saiba que Melbourne possui a maior rede de bondes do planeta.

O aeroporto de Tullamarine fica a 20 km do centro de Melbourne. O custo para chegar até lá é de 15 dólares por uma viagem de ônibus ou 45 dólares de táxi. O percurso dura cerca de 35 minutos.

Para ficar por dentro dos horários de partida dos ônibus, trens e balsas que compõem o sistema de transporte público municipal, baixe o aplicativo Melbourne Public Transport Offline PTV Victoria.

Esportes em Melbourne

Além de ser considerada a capital cultural da Austrália, a cidade também é uma das principais referências do país quando o assunto é esporte.

Melbourne conta com diversas equipes de futebol, futebol australiano, críquete e rugby. E também é onde fica o maior estádio da Austrália, o Melbourne Cricket Ground, e o maior estádio com teto retrátil do mundo, o Docklands Stadium.

Além disso, a cidade abriga o Aberto da Austrália, uma das principais competições de tênis, e do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, no circuito de Albert Park, desde 1996.

Melbourne ainda foi a sede dos Jogos Olímpicos de 1956.

Custo de vida

O excelente nível de qualidade de vida de Melbourne, porém, tem um preço a ser pago. E ele não é dos mais baratos. Melbourne é considerada a 5ª cidade com custo de vida mais alto da Austrália, ficando atrás de Sydney, Perth, Canberra e Brisbane.

Vale muito a pena conhecer a capital cultural da Austrália. Caso tenha se interessado em fazer um intercâmbio em Melbourne e queira mais informações, clique aqui e tire suas dúvidas.

E aí, gostou do post? Deixe seu comentário, será um prazer responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *