Avançar para o conteúdo

Intercâmbio na Irlanda: Principais regras e vistos.

A Irlanda tem atraído muitos estudantes intercambistas, e conhecer quais vistos o país oferece pode te ajudar a escolher a ilha verde para fazer o seu intercâmbio.

Que tal estudar e poder trabalhar na Irlanda? Ótima opção para quem precisa aprender ou aprimorar o inglês, o país oferece possibilidades de vistos que permitem conciliar estudo e trabalho, e muita gente tem considerado mais barato e mais fácil conseguir o visto de estudante em comparação com outros países de língua inglesa.

Para quem vai como turista ou como estudante não é necessário pedir o visto antes, mas nos dois casos terá que apresentar alguns documentos para a imigração, assim que chegar ao aeroporto como reserva de hospedagem e comprovante de seguro médico privado. O estudante deve apresentar ainda a carta de aceitação da escola e o comprovante de pagamento do curso.

Nesse momento a imigração te dará um visto temporário, pelo período de um mês, para que você organize a documentação necessária e consiga o visto de estudante. Então será necessário comprovar capacidade financeira para se manter no país durante o intercâmbio. O valor estimado para o período de 6 meses é de €3,000. Deverá apresentar comprovante de endereço e pagar €300 pelo registro do IRP (Irish Residence Permit).

No caso de estudante intercambista a permanência máxima é de dois anos para fazer cursos de inglês ou cursos que não sejam de graduação. O curso deve ter carga horária mínima de 15 horas semanais, por 25 semanas no mínimo, e o horário das aulas deve ser entre 08h e 18h.

O visto mais procurado pelos brasileiros é o Stamp 2, que permite estudar e trabalhar até 20h durante o período de aulas e até 40h nos meses de férias. Os principais vistos irlandeses são:

  • Stamp 0: Visto de estadia temporária com permissão limitada.
  • Stamp 1: Visto de Trabalho.
  • Stamp 1A: Visto de trainee – específico para estudantes de cursos de contabilidade.
  • Stamp 2: Visto de estudante com permissão de trabalho. Pode trabalhar meio período e deve estar matriculado em algum curso elegível.
  • Stamp 2A: Visto de estudante sem permissão de trabalho. Atende estudantes matriculados em cursos não reconhecidos pelo Departamento de Educação e Ciência.
  • Stamp 3: Visto de permanência sem permissão de trabalho.
  • Stamp 4: Visto de permanência. Garante a permanência por uma data específica com permissão de trabalho.
  • Stamp 1G: Visto de estudante com permissão de trabalho em período integral. Voltado para o estudante (ou recém graduado) em um dos cursos superiores disponíveis e creditados no país.
  • Stamp 5: Visto de residência, para pessoas que residiram legalmente por pelo menos 8 anos.
  • Stamp 6: Visto de dupla cidadania, sendo uma delas irlandesa.

Saiba qual visto é o mais adequado ao seu perfil e desfrute de um país com lindas paisagens, cidades vibrantes e grande diversidade cultural!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *