Vai fazer um intercâmbio longe do Brasil e enfrentar muitas horas de voo? Aproveite esse momento e não sofra com o tédio.
Quando decidimos fazer um intercâmbio, nossa ansiedade começa muito antes da partida para o país de destino, com a escolha do local e curso, além do preparo de toda a burocracia necessária. Essa ansiedade pode te atrapalhar em um momento importante que é o voo para seu novo país. Alguns cuidados são necessários e vão te ajudar a não ficar com ansiedade para chegar logo, sentindo tédio pela longa viagem, principalmente quando falamos em destinos mais distantes como Austrália e Nova Zelândia.
- Roupas confortáveis: Utilize roupas macias como moletons e calça legging. Evite roupas apertadas e curtas. Pense que durante o voo você vai buscar posições confortáveis para descansar e dormir.
- Mala de mão: Importante aliada do viajante, a mala de mão tem que conter itens que te salvem de desconfortos como o frio e a secura do ar no avião. Tenha uma troca de roupa para emergência, máscara para dormir e alguns itens quentinhos como blusa e meias. Lembre-se também de itens de higiene e saúde como escova e pasta de dentes, protetor labial, colírio e protetor auricular.
- Fone de ouvido: Leve seu próprio fone de ouvido. Você já conhece e sabe que ele funciona. Normalmente as companhias aéreas fornecem fones, mas nem sempre funcionam com qualidade de som adequada.
- Entretenimento: Em voos longos é comum ter uma grande variedade de filmes, séries e jogos disponíveis em telas individuais. Aproveite para assistir algo que você goste, mas garanta outras opções com você, seja em tablet ou mesmo no celular. É possível fazer download do Netflix, por exemplo, para assistir offline. Outra opção são os clássicos como Palavras Cruzadas ou Sudoku, em papel mesmo.
- Leitura: Para os amantes da leitura, é muito fácil ficar imerso por horas lendo um bom livro. Mas se não for esse o caso, verifique se você não tem algum livro antigo que te interessou e acabou ficando na fila de leitura, ou algum texto no idioma que você vai estudar, para ir praticando.
- Levante-se: É muito importante levantar e caminhar pelo corredor. Levante para pedir água, ir ao banheiro, escovar os dentes. Não tenha vergonha de levantar para pedir outras bebidas que você tenha vontade, como vinho, cerveja, refrigerante ou suco. Outra boa desculpa para levantar e caminhar um pouco é para pedir algum doce, a depender da companhia aérea pode ser bombom, alfajor, sorvete ou iogurte. Curta as refeições e peça para repetir algum prato caso ainda esteja com fome. Mesmo que você tenha que abordar muitas vezes um comissário, basta pedir com educação que farão o possível para te atender bem.
- Preparo psicológico: Dias antes da viagem comece a pensar nessas dicas, e imaginar o que fazer para evitar o tédio. Você já sabe que a viagem vai durar muito tempo, então procure se envolver com as atividades que você planejou fazer ao longo do voo. Não fique olhando o relógio, ansioso para ver o tempo passar. Se o sono não vier, não se sinta obrigado a dormir, pois essa preocupação só atrapalha.
Curta o voo e deixe para acertar o sono e o fuso horário depois que chegar ao destino. Relaxe e durma se der, mas se não der tudo bem, você vai conseguir descansar de verdade quando deitar em uma cama. Aproveite o momento para se divertir, comer, beber, dormir, ler e tenha uma boa viagem!