Aproveite nossas 8 dicas para voltar do seu intercâmbio com a saúde em dia.
Morar fora do nosso país, em lugares com costumes e hábitos diferentes, pode significar dificuldades de adaptação que acarretam riscos à nossa saúde. Claro que nenhum momento é bom para ter problemas de saúde, mas morando fora é um pouco pior. Confira essas 8 dicas e vá preparado para viver uma rotina saudável.
- Frutas, legumes e verduras locais: A vida de intercambista é corrida, e muitos apelam para as opções rápidas e baratas que tem em todo lugar, e que em geral são muito calóricas e pouco nutritivas. Procure comprar legumes, verduras e frutas regionais, pois em geral são mais baratas. As frutas, e até mesmo alguns tipos de legumes crus, podem ser uma boa opção para ter sempre na mochila e comer nos intervalos entre as refeições.
- Cozinhar: Sabemos como é difícil ir pra cozinha todo dia e cozinhar só pra você. A dica é preparar a comida para a semana inteira e congelar. Agora que você já conhece os alimentos saudáveis da região que são mais baratos, além de ter opções práticas de comidinhas saudáveis congeladas, seu bolso vai agradecer no fim do mês.
- Lanches: Prepare lanches para levar na mochila. Fazer um lanche saudável é rápido e fácil, priorizando ingredientes como pães integrais, queijos brancos e saladas.
- Fuja das Junkie Foods: Seus preços são atrativos e a praticidade vai fazer com que você precise apelar para esse tipo de comida eventualmente. Por isso, tente evitar ao máximo antes que vire um hábito. Produtos enlatados, congelados industrializados, macarrão instantâneo, pizza pronta, entre outros, possuem baixo valor nutritivo e alto teor de gorduras e sódio.
- Chocolate: Em muitos países o chocolate é barato se comparado ao Brasil. É claro que você vai querer aproveitar, mas cuidado para não se empolgar e exagerar. Procure os que possuem maior quantidade de cacau.
- Andar a pé e de bicicleta: A caminhada ou pedalada pode ser uma opção, por exemplo, para voltar da escola pra casa. Além de economizar o valor da passagem, você ainda se exercita.
- Experimente: A gastronomia é parte importante da cultura de qualquer país, e os sabores locais merecem ser experimentados, incluindo as comidas não tão saudáveis. Procure experimentar também outras características culturais como hábitos relacionados ao exercício físico, por exemplo, se as pessoas costumam se exercitar ao ar livre, ou em qual horário e local elas praticam mais exercícios. Tente entrar em uma rotina semelhante.
- Internet: Use a seu favor. Você pode pesquisar sobre os alimentos típicos do local e como são os hábitos alimentares. Procure em suas redes sociais as comunidades de brasileiros que vivem na cidade e peça dicas. Mas cuidado para não chegar cheio de amigos brasileiros e passar o intercâmbio falando português 😉
Aproveite a oportunidade de conhecer novas culturas e novos sabores sem deixar sua saúde de lado.