Embora seja possível imigrar para a Austrália e até conseguir empregos razoáveis por lá mesmo sem ter um grande conhecimento da língua inglesa, é óbvio que saber falar bem o idioma local é algo bastante importante.
Saber se comunicar bem com os australianos pode garantir a você não apenas empregos com salários maiores, como também um aproveitamento muito melhor nos estudos e até mesmo na socialização com os seus colegas.
Por isso, pessoas que pretendem fazer um intercâmbio na Austrália costumam passar por testes de proficiência na língua inglesa. Esse tipo de teste serve para verificar em que nível está o seu inglês e também são utilizados por escolas e empresas para aceitação de imigrantes em seus quadros.
Os dois testes mais conhecidos e amplamente aceitos por instituições australianas são o IELTS e o Cambridge. Se você ainda não os conhece, continue lendo este artigo e saiba melhor quais são as diferenças entre eles.
O que são IELTS e Cambridge
Ambos são testes que avaliam a sua proficiência no inglês. Porém, vale ressaltar que, apesar de serem diferentes entre si, não há um que seja mais difícil do que o outro. Ambos possuem apenas maneiras diferentes de avaliar as mesmas competências: leitura, escrita, fala e entendimento auditivo.
O IELTS é um exame feito em um único dia, com cerca de 175 minutos de duração. E é preciso levar em consideração que não existe reprovação no teste. Seja qual for o seu resultado, você receberá uma pontuação de 0 a 9, que indicará o seu nível de proficiência.
Este teste é mundialmente reconhecido e aceito nos principais centros de ensino da Austrália. Após a conclusão do teste, os resultados chegam em 13 dias e têm validade por 2 anos.
Já o Cambridge compreende vários tipos de teste, como o KET (Key English Test), o PET (Preliminary English Test), o FCE (First Certificate in English), o CAE (Certificate in Advanced English) e o CPE (Certificate of Proficiency in English).
Cada um deles leva em consideração um nível diferente de proficiência. Sendo que o mais básico tem cerca de 1 hora e 50 minutos de duração, enquanto o mais avançado é realizado em até 4 horas.
Além de também terem reconhecimento internacional, os resultados dos testes Cambridge não têm data de validade.
Equivalência entre os testes
Como o IELTS possui apenas um teste e o Cambridge é dividido em vários níveis, há uma tabela com a qual você pode fazer a equiparação entre ambos. É bem simples, confira:
KET (nível básico) = Até 4 no IELTS
PET (nível intermediário) = Entre 4 e 5
FCE (nível pós-intermediário) = Entre 5 e 6,5
CAE (nível avançado) = Entre 6,5 e 8
CPE (nível proficiente) = Entre 8 e 9
PTE também é uma opção
Além dos dois testes mais utilizados, há ainda outro que também é bastante conhecido: o PTE (Pearson Test of English).
O PTE é uma excelente escolha para quem precisa comprovar suas habilidades em inglês para universidades, migração ou vistos de trabalho.
Justamente por isso ele é bastante utilizado por estudantes e imigrantes que pretendem ir para a Austrália em intercâmbio ou por razões profissionais.
Os testes do PTE são realizados de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) e divididos da seguinte forma:
PTE Young Learners: Voltado para crianças e adolescentes de 6 a 13 anos. Mede os níveis abaixo do A1 até o A2 avançado.
PTE General: Realizado a partir dos 13 anos, mede a proficiência entre os níveis A1 e C2.
PTE Professional: Utilizado por profissionais que pretendem fazer negócios em inglês. Fornece um certificado válido por 2 anos.
PTE Academic: É um exame aplicado e corrigido 100% de forma eletrônica, que pode ser utilizado para imigração e é aceito em diversas universidades em todo o mundo.
E aí, você já sabe como está o seu nível de inglês? Você já se preparou bem para ir para a Austrália ou ainda falta algo? Caso você esteja precisando de dicas ou orientações para o seu intercâmbio, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.