Talvez você nem esteja sabendo, mas está acontecendo neste exato momento um dos maiores embates entre as empresas de tecnologia, como o próprio Google (as chamadas Big Techs) e um governo democraticamente eleito que a história já viu.
De um lado, Google e Facebook como os primeiros alvos (outros virão em seguida). Do outro, o governo australiano, que está prestes a promulgar uma lei que obrigaria as grandes empresas do ramo da internet a pagar por conteúdos de mídia utilizados em suas plataformas.
Por isso, se você tem interesse em fazer um intercâmbio na Austrália, é bom prestar muita atenção para o que está acontecendo agora. Afinal, pode ser que daqui a algum tempo os sites e redes sociais que você conhece deixem de funcionar por lá.
Ou talvez não. Continue lendo para entender essa confusão.
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Novas regulamentações do Governo Australiano
Após três anos de estudo conduzidos pelo Departamento do Tesouro (órgão semelhante ao Banco Central e ao Ministério da Economia no Brasil) e pelo Ministério das Comunicações, o governo australiano decidiu que as Big Techs devem pagar às empresas de mídia pelo conteúdo que utilizam em seus sites.
Google e Facebook rapidamente apresentaram suas queixas, alegando que é impossível concretizar o plano do governo, sob alegações de razões técnicas. Vale lembrar que é de praxe das Big Techs espernear ao menor indício de regulamentação vinda de qualquer órgão.
Porém, mais do que apenas reclamar, o Google retirou a parte de notícias dos resultados de busca de alguns usuários na Austrália. O gesto foi recebido pelo governo australiano como uma declaração de guerra.
O Google, no entanto, contemporizou dizendo que a retirada da aba de notícias foi apenas um teste feito com menos de 1% dos usuários. Para os especialistas, trata-se de uma ameaça do Google de se retirar da Austrália caso a lei seja aprovada.
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Números do Google na Austrália
No entanto, parece extremamente improvável que a gigante americana vá simplesmente fazer as malas e deixar de operar na Austrália, assim como faz em países menos democráticos como China e Coreia do Norte.
Na Austrália o Google é o líder disparado no mercado de buscas, sendo utilizado em 90% das vezes nas pesquisas via desktop e 98% nas buscas em dispositivos mobile (smartphones e tablets).
Apesar de haver outros serviços de busca na internet, como Bing, Ask.fm e DuckDuckGo, nenhum deles é tão eficiente quanto o Google. Por isso há um certo medo por parte dos usuários. Se o Google sair da Austrália, que buscador utilizar?
Mas há quem diga que não é necessário se preocupar com isso. Afinal, o mercado de publicidade online australiano corresponde a 4,3 bilhões de dólares, quantia que o Google dificilmente jogaria pela janela.
Para se ter uma ideia, a cada 100 dólares gastos com publicidade online na Austrália, 53 dólares são destinados ao Google, 28 vão para o Facebook e 19 para as demais empresas de mídia.
Portanto, diante desses números, parece extremamente improvável que o Google simplesmente deixe de funcionar em solo australiano. A tendência é que um acordo acabe acontecendo, mais cedo ou mais tarde.
Ficou com vontade de ir fazer um intercâmbio na Austrália depois dessa? Então, caso queira saber mais a respeito ou tirar qualquer dúvida, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer ajudar.