Talvez você nem esteja sabendo, mas está acontecendo neste exato momento um dos maiores embates entre as empresas de tecnologia, como o próprio Google (as chamadas Big Techs) e um governo democraticamente eleito que a história já viu.
De um lado, Google e Facebook como os primeiros alvos (outros virão em seguida). Do outro, o governo australiano, que está prestes a promulgar uma lei que obrigaria as grandes empresas do ramo da internet a pagar por conteúdos de mídia utilizados em suas plataformas.
Por isso, se você tem interesse em fazer um intercâmbio na Austrália, é bom prestar muita atenção para o que está acontecendo agora. Afinal, pode ser que daqui a algum tempo os sites e redes sociais que você conhece deixem de funcionar por lá.
Ou talvez não. Continue lendo para entender essa confusão.
Novas regulamentações do Governo Australiano
Após três anos de estudo conduzidos pelo Departamento do Tesouro (órgão semelhante ao Banco Central e ao Ministério da Economia no Brasil) e pelo Ministério das Comunicações, o governo australiano decidiu que as Big Techs devem pagar às empresas de mídia pelo conteúdo que utilizam em seus sites.
Google e Facebook rapidamente apresentaram suas queixas, alegando que é impossível concretizar o plano do governo, sob alegações de razões técnicas. Vale lembrar que é de praxe das Big Techs espernear ao menor indício de regulamentação vinda de qualquer órgão.
Porém, mais do que apenas reclamar, o Google retirou a parte de notícias dos resultados de busca de alguns usuários na Austrália. O gesto foi recebido pelo governo australiano como uma declaração de guerra.
O Google, no entanto, contemporizou dizendo que a retirada da aba de notícias foi apenas um teste feito com menos de 1% dos usuários. Para os especialistas, trata-se de uma ameaça do Google de se retirar da Austrália caso a lei seja aprovada.
Números do Google na Austrália
No entanto, parece extremamente improvável que a gigante americana vá simplesmente fazer as malas e deixar de operar na Austrália, assim como faz em países menos democráticos como China e Coreia do Norte.
Na Austrália o Google é o líder disparado no mercado de buscas, sendo utilizado em 90% das vezes nas pesquisas via desktop e 98% nas buscas em dispositivos mobile (smartphones e tablets).
Apesar de haver outros serviços de busca na internet, como Bing, Ask.fm e DuckDuckGo, nenhum deles é tão eficiente quanto o Google. Por isso há um certo medo por parte dos usuários. Se o Google sair da Austrália, que buscador utilizar?
Mas há quem diga que não é necessário se preocupar com isso. Afinal, o mercado de publicidade online australiano corresponde a 4,3 bilhões de dólares, quantia que o Google dificilmente jogaria pela janela.
Para se ter uma ideia, a cada 100 dólares gastos com publicidade online na Austrália, 53 dólares são destinados ao Google, 28 vão para o Facebook e 19 para as demais empresas de mídia.
Portanto, diante desses números, parece extremamente improvável que o Google simplesmente deixe de funcionar em solo australiano. A tendência é que um acordo acabe acontecendo, mais cedo ou mais tarde.
Ficou com vontade de ir fazer um intercâmbio na Austrália depois dessa? Então, caso queira saber mais a respeito ou tirar qualquer dúvida, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer ajudar.