Se você está planejando ir estudar na Austrália em 2021, saiba que há várias coisas que você precisa ter em mente antes de arrumar as suas malas.
Neste artigo listamos algumas das providências que você precisará tomar e também dicas que irão ajudar você a se organizar melhor antes de embarcar para a sua tão sonhada viagem. Vamos lá.
Qual o nível de inglês exigido
Obviamente, para estudar na Austrália é preciso ter um conhecimento mínimo de inglês. O teste de proficiência mais utilizado na Austrália é o IELTS (International English Language Test System), apesar de outros testes, como o TOEFL, também serem aceitos, dependendo da instituição desejada.
Infelizmente, porém, alguns dos testes mais conhecidos aqui no Brasil, como o Cambridge, não são aceitos na maioria das escolas técnicas e universidades australianas.
Requisitos para se matricular em um curso na Austrália
Caso você queira fazer um curso técnico, você só precisará ter concluído o ensino médio no Brasil e ser aprovado em um teste de inglês. Uma nota 5,5 no IELTS já é suficiente.
Para fazer um curso superior, a boa notícia é que você não precisará prestar um vestibular. Porém, a documentação exigida não é pouca coisa e varia dependendo do que você pretende cursar: bacharelado, pós-graduação, mestrado ou doutorado. Além disso, seu nível de inglês deve ficar entre 6 e 7 no IELTS.
É possível fazer aproveitamento de créditos?
Sim, você pode aproveitar os créditos das matérias que você já tenha cursado aqui no Brasil ao se matricular em uma universidade da Austrália. E isso é possível mesmo que você tenha abandonado ou trancado o curso.
Porém, lembre-se que para conseguir esse aproveitamento você precisará ter toda a sua documentação da antiga faculdade muito bem organizada, para facilitar a verificação por parte da instituição onde você vai estudar.
Como funciona o visto australiano?
Se você se matricular em um curso com 14 semanas ou mais de duração, você receberá um visto de estudante. Com este visto você estará automaticamente autorizado a trabalhar 20 horas semanais no país.
A validade do visto está vinculada à duração do curso escolhido. Por isso, você deverá solicitá-lo ainda no Brasil, com cerca de dois meses de antecedência.
Se você for fazer um curso superior, ao término dos estudos poderá solicitar um visto chamado Post-Study Work Visa. Com esse visto você poderá residir na Austrália por até dois anos após encerrar a faculdade.
Muito além de Sydney
Sabemos que a cidade de Sydney tem um grande apelo entre os intercambistas. Mas também há diversas outras opções para fazer seu intercâmbio na Austrália.
Você pode se encantar com cidades das quais já falamos aqui, como Melbourne ou Perth, por exemplo. Mas também pode curtir outras como Gold Coast, Brisbane ou Canberra. Enfim, a Austrália tem diversas cidades maravilhosas onde vale a pena fazer seu intercâmbio.
Caso tenha se interessado ou tenha alguma dúvida a respeito das providências que precisa tomar antes da viagem, clique aqui e entre em contato com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.