A crise do coronavírus interrompeu quase 30 anos de crescimento econômico da Austrália. Segundo os dados, a economia do país caiu 7% no segundo trimestre de 2020, algo que não acontecia desde 1991. Como o PIB já vinha de um resultado de -0,3% no primeiro trimestre, o país entrou oficialmente em recessão, com mais de um milhão de pessoas perdendo seus empregos. Nem durante a crise global de 2008 a economia australiana foi afetada dessa forma.
Porém, há boas notícias. Com as vacinas contra a Covid-19 em andamento, a previsão para a economia australiana é de uma recuperação relativamente rápida. Por isso, em 2021 o país certamente retomará seu caminho de prosperidade, de modo que seguirá sendo um excelente destino para imigrantes e intercambistas.
Portanto, caso você esteja planejando fazer um intercâmbio na Austrália em 2021, não se preocupe. A economia do país deverá ter boas condições para receber estudantes do mundo todo e os empregos rapidamente devem voltar a surgir.
Para entender o motivo de tamanho otimismo, continue lendo e entenda como funciona e por que é tão pujante a economia australiana.
No que se baseia a economia da Austrália
A Austrália possui uma economia diversificada, dentro da qual se destacam seus maiores setores industriais: mineração, equipamentos de transporte, processamento de alimentos, produtos químicos e aço. Além deles, o setor de serviços também é muito importante na economia.
O setor de serviços (ou setor terciário) engloba o turismo, educação, mídia, comércio e diversas outras atividades, sendo o que tem a maior participação no PIB nacional.
Dentre eles destaca-se o ramo de turismo, que é um dos motores da economia australiana. Anualmente, o turismo é responsável por mais de 30 bilhões de dólares que são incorporados ao produto interno bruto. Isso faz do país o 11º maior mercado de turismo do planeta.
Outro mercado que merece destaque é o da educação. Com quase meio milhão de alunos intercambistas por ano, a Austrália obtém um incremento de cerca de 19,5 bilhões de dólares australianos em sua economia.
Os maiores parceiros comerciais da Austrália são a China, os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul. A Índia também se destaca entre seus maiores exportadores, enquanto a Tailândia aparece como um dos maiores importadores.
Importações e exportações
A Austrália é o maior exportador mundial de diamantes, alumínio e carvão. Além disso, também tem forte atuação na exportação de carne, ouro, chumbo, minério de ferro, lã, trigo, níquel, bauxita, cobre, zinco, gás natural, manganês, areias minerais e petróleo bruto.
Na área de importações, o país compra principalmente máquinas e equipamentos de transporte, computadores e máquinas de escritório, equipamentos de telecomunicações e de peças e petróleo refinado.
Mercado de trabalho
Devido aos quase 30 anos de crescimento ininterrupto, a Austrália vinha mantendo um índice de desemprego muito baixo há anos. Porém, mesmo que tenha aumentado em 2020, a oferta de empregos em 2021 certamente crescerá, principalmente devido aos esforços do governo para estimular a retomada da economia.
Conforme já mencionamos em outros posts (veja aqui e aqui), o mercado de trabalho australiano sempre tem muitas vagas para intercambistas. Portanto, você não precisará adiar seus planos de fazer um intercâmbio na Austrália no próximo ano.
Por isso, caso tenha interesse em fazer um intercâmbio na Austrália em 2021, clique aqui e converse com nossos especialistas. Teremos um enorme prazer em ajudar.
Ficou com alguma dúvida sobre o post? Deixe seu comentário.