Para quem tem o interesse de fazer um intercâmbio e trabalhar durante o período ou mesmo se mudar definitivamente para a Austrália, um ponto a ser considerado é o seu nível de inglês.
Sua capacidade de se comunicar em inglês – falando, ouvindo, lendo e escrevendo no idioma – é algo muito importante para definir que tipo de emprego você conseguirá na Austrália.
Quanto melhor for o seu nível de inglês, melhores serão os trabalhos que você irá conseguir. E, obviamente, melhores serão também os salários. Neste artigo citamos alguns dos trabalhos mais comuns para estrangeiros, de acordo com suas habilidades no idioma.
Nível básico
Se você sabe muito pouco ou até nada de inglês, os trabalhos disponíveis não terão grandes remunerações, mas você irá receber pelo menos o salário mínimo australiano.
Confira alguns dos empregos mais comuns para quem tem o nível básico de inglês:
Kitchen Hand (ajudante de cozinha)
Uma espécie de faz-tudo dentro de uma cozinha. Auxilia no preparo de refeições, lava a louça e cuida de tarefas gerais. Esse tipo de trabalho geralmente se consegue em restaurantes ou cafés. O salário médio é de $22 a hora.
Glassie (coletor de copos)
Essa função é comum em vários países. O glassie é uma pessoa encarregada de recolher copos deixados em mesas e balcões de bares ou festas. Suas funções também podem incluir trabalho no estoque ou operando a máquina de lavar copos. Para esse trabalho é necessário possuir um certificado RSA (Responsible Service of Alcohol). O salário médio também é de $22 a hora.
Cleaner (serviços de limpeza)
Você poderá trabalhar em residências, estabelecimentos comerciais, escolas e obras, executando serviços de limpeza. Muito bom para estudantes, já que algumas empresas oferecem a opção de trabalho fixo durante 20 horas semanais. A média salarial é de $24 a hora.
Nível intermediário
Com um nível um pouco melhor de inglês você já pode conseguir empregos onde terá que se comunicar mais com outras pessoas, especialmente clientes. No nível intermediário também há mais chances de se conseguir salários maiores.
Confira alguns desses trabalhos:
Driver (motorista)
Aproveite que a carteira de motorista brasileira é reconhecida na Austrália e candidate-se a um emprego como motorista. Não é difícil conseguir um emprego para fazer entregas com o Uber Eats. A remuneração média é de $23 a hora, sem contar as gorjetas.
Babysitter (babá)
Tomar conta de crianças é um dos empregos mais procurados por mulheres em intercâmbio. Alguns empregadores oferecem moradia para suas babás, o que pode representar uma boa economia com aluguel. Salário médio de $24 a hora.
Waiter / Waitress (garçom / garçonete)
Trabalham servindo mesas, auxiliam na limpeza e também no estoque. Geralmente recebem salário mínimo. Porém, os que trabalham em festas e eventos conseguem remunerações de $25 a hora, em média. O ponto negativo é que a demanda nesses eventos é menor.
Nível avançado
Se você for fluente, ótimas portas se abrirão para você na Austrália. Certamente você conseguirá um bom emprego, mesmo se só puder trabalhar poucas horas por semana.
Eis alguns dos cargos mais comuns para esse nível:
Barkeeper (barista)
Se você tiver a habilidade necessária para preparar drinques e bebidas, pode ganhar um salário médio de $26 a hora. Esse tipo de profissional é bastante requisitado em bares e coffeeshops.
Office Assistant (assistente administrativo)
Basicamente, o trabalho é auxiliar nas tarefas gerais de um escritório, fazendo coisas que vão desde serviços simples como tirar cópias até cuidar de afazeres mais importantes. O salário médio para essa função é de $27 a hora.
Chef (chefe de cozinha)
Se você tem curso de chefe de cozinha, pode ser uma ótima oportunidade para trabalhar na Austrália. Há excelentes empregos por lá em restaurantes e hotéis, com salário médio de $29 a hora.
Caso tenha interesse em fazer um intercâmbio na Austrália, clique aqui e converse com nossos especialistas. Teremos um enorme prazer em ajudar.
Ficou com alguma dúvida sobre o post? Deixe seu comentário.