Há muito tempo a humanidade sonha com transportes futurísticos. Afinal, quem nunca imaginou que nos anos 2000 já existiriam os carros voadores, não é mesmo?
Se você é uma dessas pessoas que sonhavam com isso na década de 90, fique sabendo que eles podem estar mais perto da realidade do que você imagina.
Tudo isso por conta de um projeto encabeçado pela companhia brasileira Embraer, que está em vias de iniciar testes com veículos desse tipo para mobilidade urbana na Austrália.
Portanto, se você estiver pensando em fazer um intercâmbio na Austrália, talvez acabe vendo algum protótipo cruzando os céus. Quem sabe não rola uma carona?
O projeto
A Embraer anunciou que a Eve Urban Air Mobility, uma de suas empresas, fechou recentemente uma parceria com a companhia australiana Microflite, uma das principais operadoras de helicópteros da Austrália.
O acordo entre as duas empresas estabelecerá as bases para as novas operações de mobilidade aérea urbana na Austrália, cujo início está previsto para o ano de 2026.
As duas empresas já vêm trabalhando juntas desde 2019, o que fez com que fosse estabelecida a base para a introdução de táxis aéreos na cidade de Melbourne, no sudeste da Austrália.
Agora, ambas planejam utilizar os helicópteros como uma prova de conceito para validar os parâmetros que deverão ser aplicados às futuras operações de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical.
Esse tipo de aeronave é conhecida no mercado como EVA, sigla para Electrical Vertical Aircraft (aeronave vertical elétrica, em português).
De acordo com a Eve, a parceria com os australianos também tem como objetivo desenvolver novos serviços e procedimentos que irão criar um ambiente operacional seguro e escalável para esse tipo de operação, junto com as comunidades e outras partes interessadas da indústria.
“Nossa parceria com a Microflite permite que a Eve injete inovação e novas soluções de mobilidade no mercado australiano. Podemos entregar uma solução abrangente, incluindo serviços de manutenção e gerenciamento de tráfego aéreo. Isso nos prepara para apresentar nossas aeronaves à Austrália, enquanto nos beneficiamos da extensa experiência operacional local da Microflite”, afirmou o CEO da Eve Urban Air Mobility, Andre Stein.
Início dos testes
Apesar disso, porém, os testes ainda não serão iniciados na Austrália. O local escolhido pela Embraer para realizar o primeiro teste de rota com passageiros foi o Rio de Janeiro.
Como os aparelhos elétricos ainda estão na fase dos protótipos, o exercício será feito com helicópteros da companhia australiana e deverá ocorrer entre novembro e dezembro deste ano.
Espera-se que a primeira versão dos veículos comporte até 5 passageiros e 1 piloto. Mais de 400 unidades já foram encomendadas e começarão a ser entregues em 2026.
Além da Austrália, há provas de conceitos sendo conduzidas também no Reino Unido.
E aí, gostou da possibilidade? Já quer fazer um intercâmbio na Austrália e ver isso de perto? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.