A pandemia causada pelo coronavírus causou um efeito devastador na economia de todos os países. Obviamente, não foi diferente com a Austrália, que viu seu PIB entrar em recessão após 30 anos de crescimento ininterrupto.
Assim como aconteceu no Brasil, muitas empresas, das gigantes às micro, tiveram que se adaptar à nova realidade. E isso fez com que muitas delas não sobrevivessem ao período de isolamento social imposto pela covid-19. É claro que essa situação fez o Produto Interno Bruto australiano despencar.
A boa notícia, porém, é que a economia da Austrália conseguiu passar muito bem pela tormenta e já vislumbra uma melhora. Após restrições bastante rígidas ordenadas pelo governo, a pandemia está sob controle em solo australiano e a economia já pode retornar à normalidade.
PIB cresceu no último trimestre
Apesar de um certo e justificado pessimismo por parte dos economistas, que esperavam que a economia seguisse retraída, o PIB australiano surpreendeu e fechou o último trimestre de 2020 com um crescimento de 3,1%.
Vale ressaltar que um resultado negativo era esperado mesmo com um crescimento de 3,4% no trimestre anterior. Apesar disso, o resultado de 2020 foi de queda de 1,1%, bem menor que o esperado.
Com o resultado positivo nos dois últimos trimestres de 2020 a Austrália consolidou sua rápida recuperação e segue a passos largos para a tão sonhada volta à normalidade.
O fato de os australianos terem seguido à risca o isolamento social é apontado como um dos fatores para o crescimento da economia. Por passarem mais tempo em casa, o dinheiro que seria gasto em viagens foi utilizado em reformas residenciais.
Somando-se ainda ao programa federal HomeBuilder, que abriu linhas de crédito para financiar reformas de moradias, o setor de construção civil teve um crescimento estrondoso e ajudou a puxar para cima os indicadores econômicos.
Ações do governo e apoio às pequenas empresas salvaram economia
No ano de 2020 houve duas ocasiões de fechamento rígido do comércio em todo o território nacional. Porém, graças aos estímulos financeiros do governo federal, os lojistas puderam passar por esses momentos sem maiores prejuízos.
De acordo com os economistas locais, a ajuda que foi paga aos cidadãos que perderam sua renda durante a pandemia foi igualmente fundamental para que a economia não sofresse um colapso.
O programa JobKeeper distribuiu para essas pessoas o montante de 11,5 bilhões de dólares no último trimestre. No anterior foram mais de 35 bilhões de dólares, que ajudaram a manter a economia girando mesmo diante da crise sanitária.
Com tudo isso, as pequenas empresas conseguiram um aumento de 20% em suas vendas online no final do ano passado. O que ajudou a consolidar a retomada do crescimento do PIB no quatro trimestre.
Isso mostra que a Austrália deverá ser um dos primeiros países a retomar a rotina de antes da pandemia. E certamente seguirá sendo um dos melhores destinos para se fazer um intercâmbio.
Por isso, caso você tenha interesse em fazer um intercâmbio na Austrália ou ainda está com alguma dúvida a respeito, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.