A Austrália possui uma estrutura de governo bem diferente da brasileira. Além da diferença entre os sistemas, uma vez que o Brasil segue o presidencialismo enquanto a Austrália é monarquista, há também uma visível diferença nos cargos governamentais.
Em outra oportunidade, já explicamos aqui o papel do Primeiro-ministro Scott Morrison, que é o chefe de governo da Austrália. Neste artigo, porém, trataremos do Governador-geral da Austrália, David Hurley.
Por isso, se você tem interesse em fazer um intercâmbio na Austrália, aproveite para conhecer um pouco mais a respeito da política local e das principais figuras públicas do país.
O Governador-geral da Austrália
O Governador-geral é o representante do monarca – atualmente a Rainha Elizabeth II – na Austrália. E é nomeado pelo monarca por recomendação dos ministros do governo.
O Governador-geral tem a presidência formal do Federal Executive Council e é também o comandante-em-chefe da Australian Defence Force.
As funções do Governador-geral incluem ainda a nomeação de ministros, juízes e embaixadores, dar aprovação real à legislação aprovada pelo parlamento, emissão de mandados de eleição e conceder honras australianas.
O Governador-geral costuma manter uma neutralidade política, quase sempre agindo apenas a conselho do primeiro-ministro ou de outros ministros. Ou, em certos casos, do parlamento.
Um Governador-geral não é nomeado para um mandato específico, mas geralmente espera-se que sirva por cinco anos, sujeito a uma possível extensão curta. Desde 1º de julho de 2019, o Governador-geral da Austrália é o general David Hurley.
David Hurley
David John Hurley é um ex-oficial sênior do Exército Australiano. Antes de exercer o cargo de 27º Governador-geral da Austrália, foi governador do estado de New South Wales, entre 2014 e 2019.
David Hurley se juntou ao Exército Australiano em janeiro de 1972, graduando-se no Royal Military College, Duntroon no Royal Australian Infantry Corps. Em uma longa e distinta carreira militar de 42 anos, seu serviço culminou com sua nomeação como Chefe da Força de Defesa.
Ele comandou o 1º Batalhão do Regimento Real Australiano durante a Operação SOLACE na Somália em 1993, recebendo a Cruz de Serviços Distintos. Após a promoção a Coronel, foi nomeado Chefe do Estado-Maior.
Hurley ainda comandou diversas outras operações até ser promovido a general, em 2011, quando substituiu o Marechal do Ar Angus Houston como Chefe da Força de Defesa da Austrália.
Ele foi agraciado com um Doutorado Honorário em Letras da Universidade de Wollongong em 2013, um Doutorado Honoris Causa da Universidade de New South Wales em 2015, tornou-se membro da Academia Australiana de Tecnologia e Engenharia em 2016 e recebeu um Doutorado honorário da Universidade Macquarie em 2017.
Também recebeu diversas honrarias militares e condecorações como Cavaleiro da Ordem de São João e Oficial da Legião de Honra (concedida pelo governo francês).
Seu título completo é His Excellency General the Honourable David John Hurley, Principal Companion and Chancellor of the Order of Australia, Distinguished Service Cross, Governor-General of the Commonwealth of Australia.
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o Governador-geral da Austrália? Já quer fazer o seu intercâmbio por lá? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer ajudar.