No Brasil, o críquete (ou cricket, em inglês) é um esporte bem pouco conhecido. Porém, na Austrália ele é considerado o esporte de verão mais popular do país, sendo amplamente praticado em todas as regiões, especialmente nos meses de setembro a abril.
O críquete é tão popular por lá que há mais de 1,5 milhão de jogadores registrados, que praticam esse esporte nos mais de 3.500 clubes de críquete espalhados pelo país.
Por isso, se você estiver pensando em fazer um intercâmbio na Austrália, vá se preparando. Afinal, é bem provável que seus amigos acabarão levando você para assistir a uma partida do campeonato local ou até mesmo para jogar com eles.
A relação dos australianos com o críquete
Apesar do futebol, do rugby e do futebol australiano também serem bastante populares entre os australianos, nenhum deles supera o críquete em audiência.
Um bom exemplo é o que aconteceu na temporada 2010-11. De acordo com dados oficiais das redes de televisão, cerca de 93,6% dos australianos assistiram pelo menos um pouco de críquete na TV.
Ou seja: praticamente o país inteiro acompanhou jogos de críquete. E não é só isso.
Em relação ao público nos estádios, mais de 2,3 milhões de pessoas assistiram ao críquete durante a temporada de 2017-18, superando o recorde de 1,8 milhão da temporada 2016-17.
Aliás, é bom ressaltar que os maiores estádios esportivos do país são dedicados principalmente à prática do críquete, embora alguns também recebam partidas de outros esportes.
Como se joga críquete
De forma resumida, o críquete é jogado com duas equipes de onze jogadores, em um campo de 22 jardas (cerca de 20 metros).
Nas extremidades do campo ficam os wickets, que são três bastões de madeira que devem ser defendidos enquanto a equipe adversária arremessa a bola tentando acertá-los.
Ao rebater a bola, inicia-se uma corrida. O principal objetivo de cada equipe é marcar mais corridas do que seus adversários.
Desempenho na Copa do Mundo
No Brasil é comum que o torneio passe despercebido, mas a Copa do Mundo de Críquete tem uma audiência quase tão grande quanto a Copa do Mundo FIFA em todo o planeta.
A estrutura do campeonato é bastante parecida com a Copa que nos acostumamos a acompanhar por aqui, com fase de grupos e mata-mata até a final.
Além de acontecer a cada quatro anos, culminando em um megaevento, com premiações milionárias e extensa cobertura da mídia.
A paixão dos australianos pelo críquete se traduz também em resultados. A seleção da Austrália é a maior campeã da Copa do Mundo de Críquete, tendo participado de todas elas.
Na Copa do Mundo masculina, são cinco títulos para os australianos, que, em 12 edições, levaram a taça em 1987, 1999, 2003, 2007 e 2015.
Já na Copa do Mundo feminina, são seis títulos em 11 participações. As australianas foram campeãs em 1978, 1982, 1988, 1997, 2005 e 2013.
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a paixão dos australianos pelo críquete? Já quer fazer um intercâmbio e ir ver um jogo por lá? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.