Talvez você ache um pouco estranho o sabor ou até a aparência dessa pasta feita a partir de extrato de levedura, mas, de acordo com seu próprio slogan, o Vegemite tem o gosto da Austrália.
E isso não é mera afirmação jogada ao vento por uma agência publicitária. Os australianos realmente adoram o Vegemite, utilizando-o para comer com sanduíches e torradas ou até mesmo em receitas mais elaboradas.
Aliás, não é nenhum exagero dizer que ele é tanto um símbolo quanto um dos alimentos nacionais.
Com seu rótulo amarelo berrante, não é difícil localizá-lo nas prateleiras dos supermercados. Por isso mesmo, em qualquer casa típica australiana é comum encontrar um pote (ou vários) de Vegemite, que faz um sucesso enorme com crianças e com adultos.
E, como acontece com frequência por lá, ele também é bastante apreciado na Nova Zelândia.
Justamente por isso, se você pretende fazer um intercâmbio na Austrália, é bom conhecer um pouco mais sobre o Vegemite e, mais do que isso, saber que não é uma boa ideia dizer a um australiano qualquer coisa ruim sobre o Vegemite, pois isso pode ser considerado uma baita ofensa.
História do Vegemite
O produto foi criado em 1919, logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, pela empresa australiana Fred Walker & Co., que fez o registro comercial no mesmo ano.
Porém, apenas em 1923 o Vegemite chegou ao mercado, tendo seu nome escolhido em uma competição pela filha de Fred Walker, então presidente da empresa.
Fred Walker estabeleceu, então, uma parceria com a JL Kraft & Bros, atual Kraft Foods, para distribuição de queijos. E aproveitou a parceria para distribuir gratuitamente o Vegemite aos compradores dos queijos da joint-venture.
A ação deu certo e as vendas começaram a crescer. E em 1939 o Vegemite foi oficialmente endossado pela British Medical Association como uma fonte rica em vitaminas B.
Durante a Segunda Guerra Mundial o produto chegou a ser racionado na Austrália e a fazer parte da alimentação dos soldados do Exército Australiano.
Ao final da década de 40, o Vegemite já era encontrado em 9 a cada 10 lares da Austrália.
Mais um marco do alimento que se confunde com a história da Austrália: o primeiro produto a ser escaneado eletronicamente em um caixa de supermercado no país foi um pote de 115 gramas de Vegemite, em abril de 1984.
O Vegemite ainda possui certificações kosher, halal e vegan. O que significa que ele é apropriado para consumo de judeus, muçulmanos e veganos.
A música “Happy Little Vegemite”
Em 1954 foi ao ar pela primeira vez um comercial de Vegemite com a música que todo australiano – adulto ou criança – sabe de cor até hoje:
We’re happy little Vegemites
As bright as bright can be,
We all enjoy our Vegemite
For breakfast, lunch, and tea!
Our mummies say we’re growing stronger
Every single week,
Because we LOVE our Vegemite
We all ADORE our Vegemite
It puts a rose in every cheek!
Por essas e outras, o Vegemite está ligado de uma maneira extremamente forte à cultura australiana. Não só como um alimento, mas também como um símbolo e uma paixão nacional.
E aí, ficou com vontade de provar o Vegemite? Que tal fazer um intercâmbio na Austrália e ter a chance de conhecer de perto a devoção que os australianos têm por ele? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.