O estado de Victoria localiza-se no sudeste da Austrália e é o segundo menor do país, apesar de ser o mais densamente povoado.
Assim como Queensland, seu nome também faz referência à Rainha Victoria, da Grã-Bretanha.
O estado abrange uma variedade de climas e características geográficas, desde suas regiões costeiras temperadas e centrais até os Victorian Alps no nordeste e no semi-árido da região noroeste.
Victoria tem uma população de mais de 6,6 milhões de habitantes, a maioria concentrada na área centro-sul ao redor de Port Phillip Bay e, principalmente, na região metropolitana da Grande Melbourne, capital do estado de Victoria e atualmente a cidade mais populosa da Austrália.
Por isso, se você estiver a fim de fazer um intercâmbio na Austrália, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o estado de Victoria.
Educação e trabalho
Embora os alunos internacionais escolham Victoria por seu alto padrão de vida, a qualidade e a diversidade de seu setor educacional, que vão desde as escolas primárias até instituições de ensino superior, também são fatores que pesam nessa decisão.
Em Melbourne, você encontrará a universidade mais bem conceituada do país, a Melbourne University.
Como um dos mais importantes centros culturais e econômicos do hemisfério sul, Victoria oferece uma ampla variedade de oportunidades de trabalho, com salários atrativos.
Porém, vale ressaltar que o custo de vida por lá também não é dos mais baratos.
Principais cidades
Estas são as 10 maiores cidades de Victoria e sua população de acordo com o último censo:
Melbourne: 4.969.305
Geelong: 157.103
Ballarat: 93.761
Bendigo: 92.384
Melton: 54.455
Mildura: 33.445
Shepparton – Mooroopna: 46.194
Wodonga: 35.131
Sunbury: 34.425
Warrnambool: 30.707
O pássaro e a flor oficiais
Entre os estados australianos, há o costume de se ter um pássaro e uma flor oficiais para cada um.
O pássaro oficial de Victoria é o Helmeted honeyeater, uma das quatro subespécies do melífero de tufos amarelos e única ave endêmica do estado.
A flor oficial do estado é a Common heath, uma planta da família da charneca, que é nativa do sudeste da Austrália, além de ser uma planta de jardim muito conceituada.
A capital Melbourne
A cidade de Melbourne possui níveis extremamente altos de avanço em áreas como educação, entretenimento, saúde, turismo e esportes e pesquisa e desenvolvimento.
Justamente por causa de tamanha prosperidade, Melbourne já foi classificada como uma das cidades mais habitáveis do planeta pela EIU e como a melhor cidade do mundo para se viver pela The Economist.
Além disso, também já foi considerada a 5ª cidade mais segura do mundo.
Mas a segurança e a qualidade de vida não são os únicos atrativos de Melbourne. Se você gosta de diversão e entretenimento, a cidade é um prato cheio.
Lá você encontrará uma vibrante cena noturna, além de diversos shows musicais, passeios para a família e grandes eventos, como o Grande Prêmio da Austrália de Formula 1.
E aí, gostou de conhecer um pouco mais a respeito de Victoria? Já ficou com vontade de fazer um intercâmbio por lá? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.