A Universidade de Melbourne é uma instituição pública fundada em 1853 e hoje possui sete campi localizados em Melbourne e em outras áreas de Victoria.
O local principal da escola é o campus Parkville e tanto os alunos de graduação quanto de pós-graduação podem residir em uma das várias faculdades residenciais próximas.
Por isso, se você está pensando em fazer um intercâmbio na Austrália, conheça um pouco mais da mais prestigiada instituição de ensino do país.
A universidade
Além do campus principal de Parkville, outros locais importantes são os campi Southbank, Burnley, Creswick, Dookie, Shepparton e Werribee.
Os custos das mensalidades na Universidade de Melbourne variam de acordo com o campo de estudo e costumam ser mais caros para os estudantes internacionais.
Odontologia, veterinária e medicina estão atualmente entre os cursos mais caros da universidade.
Os alunos de graduação da Universidade de Melbourne escolhem entre várias opções de bacharelado: agricultura, artes, biomedicina, comércio, design, meio ambiente, artes plásticas, música, saúde bucal e ciências.
Em seguida, eles escolhem cursos mais específicos dentro dessas amplas categorias de graduação.
Os programas de Bacharelado em Artes e Bacharelado em Ciências também estão disponíveis para estudantes indígenas.
A Universidade de Melbourne também possui cerca de 20 escolas de pós-graduação, incluindo a Melbourne Business School, a Melbourne Medical School e o Melbourne Conservatorium of Music.
Rankings
O Times Higher Education classificou a Universidade de Melbourne como a 31ª melhor universidade do mundo (1º lugar na Austrália) no biênio 2020-2021 de seu ranking anual de Universidades Mundiais.
No QS World University Rankings 2021, a Universidade de Melbourne foi classificada em 41º lugar globalmente e em 3º lugar na Austrália.
Em 2020, ficou em 32º lugar entre as universidades do mundo pelo SCImago Institutions Rankings.
No mais recente CWTS Leiden Ranking, a Universidade de Melbourne ficou com o 28º lugar no mundo e o 1º lugar nacionalmente.
A universidade foi classificada em 35º lugar globalmente (1ª na Austrália) na publicação de 2020 do Academic Ranking of World Universities (ARWU).
E ainda, de acordo com o QS World University Subject Rankings 2020, a Universidade de Melbourne ficou com o 10º lugar em direito, 12º em educação, 16º em contabilidade e finanças, 17º em política e administração social, 19º em sociologia, 22º em estudos ambientais e 23º em lingüística.
Prêmios Nobel
Vários ganhadores do Prêmio Nobel lecionaram, estudaram ou conduziram pesquisas na Universidade de Melbourne. Eis os laureados que passaram pela Universidade:
–Elizabeth Blackburn, Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (2009)
–Sir James Mirrlees, Prêmio Nobel de Ciência Econômica (1996)
–Bert Sakmann, Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1991)
–Sir John Eccles, Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1963)
–Sir Frank Macfarlane Burnet, Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1960)
–Joshua Lederberg, Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1958)
–Howard Florey, Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1945)
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a Universidade de Melbourne? Gostaria de fazer um intercâmbio na Austrália e ver tudo isso de perto? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.