A National Gallery of Victoria, também conhecida como NGV, é uma galeria de arte e um museu localizada na cidade de Melbourne.
Fundada em 1861, a NGV é o museu de arte mais antigo e também o mais visitado da Austrália.
A principal galeria está localizada na estrada St Kilda, no bairro de Southbank. A galeria secundária fica na Federation Square, também em Melbourne.
Por isso, se você está planejando o seu intercâmbio na Austrália, aproveite para conhecer um pouco mais sobre esse importante museu. Quem sabe você não acaba indo visitá-lo?
Nome controverso
Quando os planos para a construção da National Gallery of Australia em Canberra se estabeleceram firmemente na década de 1960, as galerias estaduais da Austrália removeram a palavra “nacional” de seus nomes.
Apenas a NGV manteve o “nacional” em seu nome. E isso tem se mostrado um tanto controverso, uma vez que a NGV tecnicamente não é uma galeria nacional e, ocasionalmente, tem havido pedidos para que siga o exemplo das outras galerias estaduais.
No entanto, o ex-primeiro-ministro do estado Steve Bracks já foi taxativo em relação a isso: “não vamos renomear a National Gallery of Victoria. Ela tem uma grande tradição. É a maior e melhor galeria do país e uma das maiores e melhores do mundo”.
Polêmicas
Em maio de 1883, quando a NGV abriu em um domingo pela primeira vez, iniciou-se um debate público sobre a propriedade de exibir um retrato nu feminino no sábado.
A pintura em questão, Chloé, do artista francês Jules Joseph Lefebvre, havia sido emprestada à galeria naquele mês e estava “cautelosamente exibida em um canto escuro”.
No entanto, Chloé se tornou a “femme fatale de Melbourne”, e após três semanas de escândalo, foi retirada da galeria e escondida do público.
Já em 1975, o pintor e artista performático Ivan Durrant depositou uma carcaça de vaca no pátio da NGV.
Durrant afirmou mais tarde que era parte de uma peça de arte performática destinada a chocar aqueles que poderiam ficar horrorizados com a morte do animal e ao mesmo tempo felizes em consumir carne.
Um evento famoso na história da galeria ocorreu em 1986 com o roubo da pintura A Mulher Chorando, de Pablo Picasso.
Na ocasião, um grupo se identificando como os “Terroristas Culturais Australianos” reivindicou a responsabilidade pelo roubo, afirmando que a pintura foi roubada em protesto contra o mau tratamento dado às artes pelo governo estadual da época.
A pintura foi encontrada intacta em um armário ferroviário duas semanas depois e devolvida à galeria.
Tour virtual
Uma boa dica para quem tem interesse em conhecer, mas não pode ir até Melbourne no momento:
Através do site da National Gallery of Victoria é possível percorrer as galerias com o Tour Virtual 3D e apreciar todas as exposições, incluindo algumas antigas a partir de 2020.
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a National Gallery of Victoria? Ficou com vontade de ver tudo isso de perto? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.