A Kangaroo Island, também conhecida como Karta Pintingga (literalmente ‘Ilha dos Mortos’ na língua do povo Kaurna), é a terceira maior ilha da Austrália, logo depois da Tasmânia e da Melville Island.
Esta fantástica ilha está localizada no estado de South Australia, cerca de 112 quilômetros a sudoeste de Adelaide.
Kangaroo Island possui diversas reservas naturais para proteger sua vegetação natural remanescente e animais nativos, sendo o maior e mais conhecido o Flinders Chase National Park.
Por isso, se você está pensando em fazer o seu intercâmbio na Austrália, não deixe de conhecer esse lugar maravilhoso, que você certamente irá querer visitar.
Conhecendo a Kangaroo Island
A maior cidade de Kangaroo Island é Kingscote. Originalmente estabelecido em Reeves Point em 27 de julho de 1836, é o primeiro assentamento colonial do estado de South Australia.
Kingscote chegou a ser cogitada para ser a capital de South Australia, mas os recursos da ilha eram insuficientes para sustentar uma comunidade tão grande, o que fez com que Adelaide fosse escolhida para ocupar esse posto.
De acordo com o Censo de 2016, a ilha tem uma população de 4.702 habitantes. O crescimento populacional desacelerou nos últimos anos, com a atração da Austrália continental para adultos mais jovens sendo o fator chave.
Economia
A economia de Kangaroo Island é maioritariamente agrícola, com destaque para uvas, mel, lã, carne e cereais.
Tradicionalmente, o pastoreio de ovelhas tem sido um elemento chave na agricultura da Ilha. No entanto, nos últimos tempos, culturas mais diversas, como batata e canola, também foram introduzidas.
A pecuária também cresceu, com gado de corte de boa qualidade sendo cultivado nas áreas com maior incidência de chuvas.
O turismo e a pesca também desempenham papéis significativos, com a ilha recebendo quase 200 mil visitantes por ano, e algumas das melhores lagostas do sul sendo provenientes da costa sul de Kangaroo Island.
Turismo
Kangaroo Island é uma das atrações turísticas mais populares de South Australia, sendo que cerca de 25% dos turistas que vão para lá são estrangeiros.
Para quem aprecia o contato com a natureza, a ilha é perfeita, já que quase metade dela nunca foi desmatada e cerca de 25% são áreas de conservação.
Além dos cangurus, há uma grande quantidade de espécies que vivem na ilha e atraem os visitantes, como bandicoots, wallabys, gambás, leões marinhos, coalas e ornitorrincos. Além de algumas espécies de morcegos e sapos.
Você também poderá apreciar as delícias gastronômicas da região e até provar alguns bons vinhos de uma das 12 vinícolas da ilha.
E, se estiver com bastante disposição, ainda pode encarar alguma das trilhas e explorar as belezas escondidas de Kangaroo Island.
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a Kangaroo Island? Já quer fazer o seu intercâmbio na Austrália? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.