A Austrália é um país conhecido em todo o mundo por suas belezas naturais. Justamente por isso, se você estiver por lá, sempre haverá lugares cheios de exuberância para visitar.
E um dos locais mais requisitados por visitantes na Austrália, tanto locais quanto estrangeiros, é a Grande Barreira de Coral.
A Grande Barreira de Coral Australiana é uma imensa faixa de corais composta por cerca de 2.900 recifes, 600 ilhas continentais e mais de 300 atóis de coral, que fica entre as praias do nordeste da Austrália e Papua-Nova Guiné.
A Grande Barreira de Coral possui 2.200 quilômetros de comprimento, com larguras variando de 30 a 740 quilômetros. Ela pode ser vista do espaço e, desde 1981, é considerada um Patrimônio Mundial pela Unesco.
Por isso, se você está pensando em fazer um intercâmbio na Austrália, pode ser uma excelente oportunidade para você conhecer e se encantar com essa maravilha da natureza.
Biodiversidade
A Grande Barreira de Corais comporta uma diversidade extraordinária de vida, incluindo muitas espécies vulneráveis ou ameaçadas de extinção, sendo que algumas delas podem ser endêmicas do seu sistema de recifes.
Por lá você encontrará uma quantidade muito grande de espécies de animais, sendo cerca de 215 espécies de pássaros (incluindo 22 espécies de pássaros marinhos e 32 espécies de pássaros costeiros), 500 espécies de algas marinhas, 400 espécies de coral e 330 espécies de ascídias.
Além das mais de 1500 espécies de peixes e 4000 espécies de moluscos.
A maioria dos locais de construção de ninhos estão em ilhas nas regiões norte e sul da Grande Barreira. Estima-se que cerca de 1,4 a 1,7 milhões de pássaros usam os locais para procriar.
Turismo
O turismo é uma das principais indústrias da região da Grande Barreira de Coral, com cerca de cinco milhões de pessoas visitando o local todos os anos.
Estima-se que o turismo na área contribui com aproximadamente 5,4 bilhões de dólares australianos por ano para a economia do país e emprega cerca de 70 mil pessoas.
Ameaças à Grande Barreira de Coral
Apesar de tudo, a Grande Barreira sofre com ameaças ambientais. De acordo com as autoridades locais, a ameaça mais significativa são as alterações climáticas, devido ao aumento das temperaturas do mar, acidificação gradual dos oceanos e um aumento no número de “eventos meteorológicos intensos”.
Os acidentes de transporte também são vistos como uma ameaça, já que várias rotas de transporte comercial passam pela Grande Barreira de Coral. O governo do estado de Queensland estima que cerca de 6.000 embarcações com mais de 50 metros de comprimento usam o local como rota.
De 1985 a 2001, 11 colisões e 20 encalhes ocorreram ao longo da rota de navegação da Grande Barreira de Coral. Só em 2007, mais de 1.600 naufrágios conhecidos ocorreram na região.
Esses acidentes causam derramamento de substâncias na água que são tóxicas para diversas espécies de animais que vivem ali. Por isso, um dos maiores desafios das autoridades locais é como fazer com que as navegações possam continuar sem afetar a Grande Barreira de Coral.
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a Grande Barreira de Coral Australiana? Quer fazer um intercâmbio na Austrália para conhecer essa maravilha da natureza? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.