Se você gosta de cuidar de crianças e tem facilidade para lidar com elas, trabalhar como au pair na Austrália pode ser uma excelente opção para você.
As au pair geralmente são moças jovens, que viajam para outro país para ajudar uma família a cuidar dos filhos pequenos. Em troca desse trabalho, elas recebem moradia na própria casa da família, alimentação e uma remuneração.
Essa remuneração, aliás, não é muito alta. Porém, como os principais gastos (alimentação e moradia) já são supridos pela família contratante, costuma ser suficiente para bancar alguns passeios e até guardar um pouco.
Além disso, muitas au pairs aproveitam a oportunidade para estudar inglês ou fazer outros cursos, além de se aprofundar na cultura do país.
Caso você tenha interesse em saber mais a respeito, separamos aqui algumas informações que podem ser úteis para você.
Requisitos para se tornar au pair na Austrália
Dentre os requisitos exigidos para ser au pair na Austrália, é necessário ter entre 18 e 30 anos, ser solteira, não ter filhos, ter concluído o ensino médio e possuir ao menos 5 mil dólares australianos em uma conta bancária.
Também é exigido que a candidata saiba falar inglês pelo menos em nível intermediário, já que a comunicação com a família anfitriã será 100% no idioma local.
Além disso, é obrigatório ter um seguro saúde e comprovar mais de 100 horas de experiência cuidando de crianças. Em alguns casos, pode-se exigir cartas de recomendação de antigos empregadores.
Vale lembrar também que é preciso ter um visto de trabalho e que as despesas de viagem são todas por sua própria conta.
Trabalhando como au pair
Não existe uma regulamentação governamental do trabalho de au pair na Austrália, por isso a carga horária deve constar em seu contrato.
Geralmente as horas de trabalho variam entre 10 e 40 horas semanais, sendo que 35 horas é o mais comum.
A família contratante tem a obrigação de fornecer um quarto próprio para a au pair e ao menos 3 refeições diárias. Lembrando sempre que nada disso pode ser descontado do pagamento.
O salário recomendado para um au pair na Austrália é de 7 dólares australianos por hora. Ou seja: em uma semana de 35 horas o salário será de 245 AUD, o que dará 980 AUD por mês.
É sempre importante ressaltar que tudo pode (e deve) ser discutido com a família antes da assinatura do contrato. Em última instância, sempre vale o que está escrito.
O trabalho deve se limitar a serviços leves, auxiliando em algumas tarefas domésticas (e não ser uma faxineira), além de cuidar da(s) criança(s), fazendo coisas como levar e buscar da escola, ajudar na lição de casa, etc.
Recomenda-se que a au pair tenha um dia de folga por semana e que pelo menos uma vez por mês seja aos domingos.
Enfim, o trabalho como au pair pode ser exaustivo às vezes, mas certamente renderá uma excelente experiência.
Quer saber mais a respeito de intercâmbio na Austrália? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.