Não deve ser surpresa para ninguém que o Ano Novo chegue primeiro na Austrália do que no resto do mundo, não é mesmo? Essa informação é tão conhecida que costuma render até brincadeiras na internet, os chamados “memes”.
O réveillon australiano é um dos mais famosos do planeta, justamente por ser o primeiro. Afinal, enquanto todo o planeta ainda está no dia 31, na Austrália já se celebra a entrada do novo ano. Isso faz com que o momento da virada seja transmitido para diversos países, como uma espécie de “esquenta” para suas próprias comemorações.
Tradições de Ano Novo
A principal comemoração do Ano Novo na Austrália acontece na Ponte da Baía de Sydney. Muitos turistas procuram a cidade para passar a virada de ano, tanto pela hospitalidade quanto pelo seu famoso show de fogos, que chega a competir com o réveillon de Copacabana na quantidade de fogos e na duração do espetáculo.
Inclusive, há uma queima de fogos feita exclusivamente para crianças. Já que os pequeninos precisam ir para a cama mais cedo que os adultos, há uma queima de fogos em Sydney que acontece às 21h e dura cerca de 8 minutos. Dessa forma a criançada também pode testemunhar o espetáculo (uma parte dele, pelo menos) e ir dormir no horário certo.
Assim como ocorre também no Brasil, a festa acontece durante o verão. Por isso, todos se vestem com roupas leves. E por lá o sol se põe só por volta das 8 da noite, então é comum aproveitar para curtir a praia antes das festividades.
Mas as semelhanças com o Brasil param por aí. Se por aqui existe o costume de se usar roupas brancas na virada do ano, na Austrália a tradição é apenas o uso de roupas adequadas para o calor que faz por lá durante essa época. Não é incomum vermos festas com seus participantes usando roupas multicoloridas.
Outra diferença é a restrição de bebidas alcoólicas. Como já dissemos aqui, na Austrália não é permitido consumir bebidas em locais públicos. Porém, durante as festividades de final de ano, há uma tolerância maior e o governo permite o consumo em locais determinados (sim, não é liberado em todo lugar).
Festas privadas
Você ainda pode passar o réveillon em alguma festa privada, na qual você paga para entrar. Essas festas acontecem em barcos, que ficam na orla da Baía de Sydney, em bares, restaurantes e até em espaços públicos que são fechados exclusivamente para essas festas.
Mas, caso essa seja sua opção, prepare-se para colocar a mão no bolso. As entradas para essas festas normalmente custam em torno de 400 a 600 dólares australianos. Para as festas nos barcos os ingressos chegam a custar mais de mil dólares. Existem festas com entradas mais baratas, na casa dos 100 dólares, mas essas geralmente não incluem comes e bebes.
Para a maioria das festas é necessário comprar os ingressos com certa antecedência. Caso você deixe para ir atrás só em dezembro, possivelmente lhe dirão que os lugares já se esgotaram.
Enfim, caso você esteja planejando fazer um intercâmbio na Austrália em 2021 e até mesmo passar a virada de ano por lá, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer ajudar.