Avançar para o conteúdo

Como é a política na Austrália?

Qualquer pessoa que tenha a intenção de fazer um intercâmbio deveria prestar muita atenção na política de cada país, especialmente o que diz respeito a imigração. Ainda mais hoje em dia, que esse assunto ganha cada vez mais relevância.

Contudo, caso você queira fazer um intercâmbio para a Austrália, podemos garantir que a probabilidade de haver mudanças significativas na política imigratória australiana é bastante baixa por enquanto. E ainda deve continuar dessa forma por bastante tempo.

Ainda assim, devido à importância do assunto, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o sistema político e eleitoral da Austrália antes de planejar a sua viagem.

Poder Executivo

Mesmo sendo independente do Reino Unido desde 1901, a chefe de estado da Austrália é a Rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, que é representada na hierarquia do governo australiano pelo Governador Geral David Hurley.

Em 1999, os eleitores da Austrália rejeitaram em referendo popular a mudança do modelo de governo de monarquia para república presidencialista, graças ao desentendimento dos republicanos acerca de como deveria ser escolhido o presidente.

Desde 24 de agosto de 2018 o chefe de governo do país é o Primeiro-ministro Scott Morrison, líder do Partido Liberal (centro-direita), e membro da Câmara dos Representantes pela Divisão de Cook, em Nova Gales do Sul. Ele foi um dos responsáveis pela implementação da Operação Sovereign Borders, cujo objetivo era deter a imigração ilegal para o país.

Sessão da Câmara dos Representantes

Poder Legislativo

A exemplo do Brasil, a Austrália também utiliza o sistema bicameral em seu parlamento. Ou seja: possui um Senado e uma Câmara de Representantes (que são o equivalente aos deputados no Brasil). A junção de ambos forma o Parliament of Australia.

O Senado australiano é composto por 76 senadores. Cada estado elege 12 senadores, enquanto cada território elege apenas 2.

Já a Câmara dos Representantes é composta por 148 membros, eleitos de acordo com a população de cada estado, em modelo distrital. Ou seja: cada distrito nos estados elege o seu representante para a Câmara.

Tanto o Senado quanto a Câmara possuem uma clara influência da Câmara dos Comuns do Reino Unido.

Poder Judiciário

A Suprema Corte da Austrália foi constituída em 1903 e é a instância final de apelações no país. É composta por 7 juízes, sendo atualmente 4 homens e 3 mulheres. No momento, a presidente da corte é a juíza Susan Kiefer, de Queensland.

Todas as instâncias dos poderes encontram-se na cidade de Canberra, capital da Austrália.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais da política australiana? Caso esteja planejando um intercâmbio na Austrália em 2021, clique aqui e tire suas dúvidas com um de nossos especialistas. Será um prazer ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *