Muita gente se surpreende quando descobre que a capital da Austrália não é Sydney, e sim Canberra. E é normal que se faça esse tipo de confusão. Afinal, é bastante comum que a maior e mais economicamente próspera cidade seja a capital de um país. No entanto, assim como no Brasil, essa regra não se aplica à Austrália.
Canberra é apenas a oitava cidade mais populosa da Austrália, com seus 450 mil habitantes. Foi inteiramente projetada pelos arquitetos Walter Burley Griffin e Marion Mahony Griffin e construída entre 1913 e 1927. O governo federal é o maior empregador da cidade e um dos maiores responsáveis pela movimentação da economia local.
Aliás, é importante ressaltar que em diversos lugares você verá a grafia CAMBERRA, que é a forma aportuguesada do nome oficial da cidade, que se escreve CANBERRA, com N antes do B.
Pontos turísticos de Canberra
Nada melhor para começar o seu tour pela capital nacional do que ir conhecer os lugares onde o poder é exercido. Por isso, a Parliament House, onde são criadas as leis do país, é uma das opções. Lá você poderá fazer uma visita guiada e até assistir a uma sessão do parlamento.
Você também pode dar uma passada no Australian War Memorial, um edifício construído para homenagear os combatentes e membros das forças armadas do país. Dentro do memorial você encontrará a área comemorativa, as galerias e um centro de pesquisa. Também há um belo jardim com esculturas na parte externa.
Se você gosta de arte, certamente irá adorar conhecer a National Gallery of Australia, que é simplesmente o principal museu de arte da Austrália. O acervo da NGA possui mais de 120 mil obras australianas, pinturas indígenas locais (Aboriginal e os Torres Strait Islander) e esculturas asiáticas, além de diversas exposições itinerantes.
Transportes
Os principais meios de transporte em Canberra são os automóveis particulares, ônibus e trens. Porém, pesquisas indicam que cerca de 5,5% da população da cidade vai para o trabalho a pé ou de bicicleta. Este é um número considerado bastante elevado.
Um bilhete unitário para andar de ônibus em Canberra custa 5 dólares australianos, enquanto o passe mensal sai por cerca de 71 dólares. Caso queira pegar um táxi, o valor da tarifa é de 2,06 dólares por quilômetro.
Se for pegar um avião, o Aeroporto Internacional de Camberra está situado 8 km a noroeste. Porém, ele conta com pouca oferta de voos internacionais, servindo principalmente para voos domésticos.
Grandes eventos
Em Canberra ocorrem vários grandes eventos anualmente. Um dos principais é o National Multicultural Festival, que é um festival comunitário gratuito realizado todos os anos no mês de fevereiro. Perfeito para quem quer conhecer mais sobre a cultura local.
O festival de balões é um dos espetáculos mais aguardados do ano em Canberra. Dezenas de balões, alguns simples, outros menos convencionais, enfeitam os céus da cidade e fazem a alegria dos turistas que vão para lá exclusivamente para isso.
Gosta de flores? Então aproveite o Floriade. Trata-se de um festival de flores e entretenimento realizado anualmente no Parque Commonwealth de Canberra entre setembro e outubro. A cada ano o festival tem um tema diferente, indo da cultura pop a recordações da Primeira Guerra Mundial.
Enfim, caso esteja planejando fazer um intercâmbio para a Austrália em 2021, Canberra pode ser uma ótima opção de destino. Caso queira saber mais a respeito ou tirar qualquer dúvida, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Será um prazer ajudar.