O Australian Open (conhecido no Brasil como Aberto da Austrália) é um torneio de tênis realizado anualmente na última quinzena de janeiro, atualmente no Melbourne Park.
Desde 1905, ano de sua fundação, o Australian Open já esteve sediado em cinco cidades australianas: Melbourne, Sydney, Adelaide, Brisbane e Perth.
Além disso, também foi sediado duas vezes na Nova Zelândia, nas cidades de Christchurch, em 1906, e Hastings, em 1912.
Hoje o Australian Open é um dos maiores torneios de tênis do planeta e considerado um dos principais eventos esportivos do hemisfério sul.
Por isso, se você está pensando em fazer o seu intercâmbio na Austrália, conheça um pouco mais desse evento tão importante para os australianos e para o mundo.
O torneio
O Australian Open é o primeiro dos quatro eventos de tênis do Grand Slam realizados anualmente, antes dos torneios de Roland Garros (França), Wimbledon (Inglaterra) e do US Open (Estados Unidos).
A programação do Australian Open inclui torneios de simples masculino e feminino, duplas, duplas mistas, juniores, cadeirantes, lendas e partidas de exibição.
O prêmio em dinheiro concedido nos torneios de simples masculino e feminino é distribuído igualmente, com os vencedores embolsando 2,75 milhões de dólares australianos.
Vice-campeões levam um prêmio de 1,5 milhão, enquanto semifinalistas embolsam 850 mil. Vencer nas duplas rende um prêmio mais modesto: 600 mil dólares para a dupla campeã.
No total, estima-se que a edição de 2022 do Australian Open distribuirá uma premiação acima dos 80 milhões de dólares australianos.
A vencedora do torneio individual feminino recebe a Taça Memorial Daphne Akhurst. Já o vencedor do individual masculino é agraciado com a Norman Brookes Challenge Cup.
Australian Open 2022
A edição de 2022 do Australian Open ainda nem começou e já está no meio de algumas polêmicas.
O atual campeão do torneio, o sérvio Novak Djokovic, não poderá defender o título, já que o governo australiano não permitiu a sua entrada no país, devido aos protocolos sanitários em vigência para conter a pandemia da covid-19. Na Justiça, porém, o caso ganhou reviravoltas.
Djokovic foi detido pela Australian Border Force ao entrar no país em 5 de janeiro de 2022.
Ele alega que possuía uma isenção médica para competir no campeonato sem se vacinar, porém, sua classe de visto não permite isenções.
Por isso, a tendência é que Djoko não participe do torneio de 2022.
Da mesma forma, a tenista checa Renata Voráčová também teve seu visto cancelado em 7 de janeiro de 2022 e passou por situação semelhante à de Djokovic.
No individual feminino, porém, não há previsão de desfalque. A campeã da edição passada, a japonesa Naomi Osaka, está confirmada na disputa e irá defender o seu título na competição deste ano.
O Australian Open acontecerá entre os dias 17 e 30 de janeiro.
E aí, gostou de saber mais sobre o Australian Open? Ficou com vontade de fazer um intercâmbio na Austrália e ver tudo isso de perto? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Será um prazer ajudar.